https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/issue/feed Gláuks - Revista de Letras e Artes 2024-02-29T16:55:11-03:00 Marciana Pena Glauks@ufv.br Open Journal Systems <p>A Gláuks - Revista de Letras e Artes (ISSN 2318-7131) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de resenhas, ensaios, entrevistas e traduções.</p> <p>A Gláuks está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação no país e no exterior. Destina-se à publicação de trabalhos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico, além da atualização do conhecimento nas áreas específicas de Linguística, Literatura e Artes. </p> <p>Indexadores:</p> <p>LATINDEX, DOAJ, PKP –INDEX, GOOGLE ACADÊMICO, WEBQUALIS, WORLDCAT, EZB</p> <p> </p> https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/432 Páginas pré-textuais 2024-01-18T09:50:54-03:00 Revista Glauks glauks@ufv.br 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/406 Emoções de formadores/as de professores/as no estágio supervisionado 2023-09-04T08:25:37-03:00 Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo eduardo.diniz@ufpr.br Lívia Fortes lifortes34@gmail.com Kyria Finardi kyria.finardi@gmail.com <p>Neste artigo, apresentamos reflexões sobre um trabalho colaborativo realizado por nós (três docentes de duas universidades federais brasileiras) na disciplina de Estágio Supervisionado 1 de uma universidade pública no sudeste do país. A partir de material empírico gerado através de um diário reflexivo compartilhado e de conversas em um grupo de WhatsApp, exploramos, mais especificamente, as maneiras em que nossas emoções foram sendo transformadas ao longo do semestre em que o estágio aconteceu, bem como as formas com que buscamos lidar com elas quando confrontados com situações adversas. Nossas reflexões nos levaram à compreensão de que vivenciamos tensionamentos complexos entre sentimentos de medo e angústia, por um lado, e esperança e empatia, por outro. Ao discutir estes resultados, ponderamos sobre como nosso sentir e agir estava atravessado pela colonialidade, bem como pelo desejo de romper com ela.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/417 “Ninguém saiu o mesmo” 2023-10-24T09:29:58-03:00 Larissa Dantas Rodrigues Borges larissadant@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este artigo explora as percepções e as experiências de dez professores de línguas em formação inicial e continuada em relação ao bem-estar em uma oficina chamada “<em>Dare to Care</em>”. A oficina visava aumentar a conscientização dos participantes sobre a importância do bem-estar, fornecendo um espaço seguro para compartilhar, refletir e praticar exercícios de bem-estar de maneira colaborativa. Criada pelo grupo de pesquisa CARE, a oficina de 20 horas consistiu em encontros semanais centrados nos cinco aspectos do modelo PERMA – emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização – relacionando esses temas com as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais dos participantes. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto respondido após cada encontro e de uma apresentação realizada pelos participantes ao final da oficina. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos de análise de conteúdo, com objetivo de identificar as experiências de mudança dos participantes relacionadas ao seu bem-estar. Os resultados sugerem que a oficina teve um impacto positivo na vida dos participantes, levando a mudanças inspiradoras em termos de autocuidado, empatia em relação aos alunos e colegas, regulação emocional, autoconhecimento de suas forças de caráter e empoderamento para adotar novos comportamentos. As implicações para a formação de professores serão discutidas.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/413 Innovating payment as the determinant of emotional wellbeing 2023-12-05T08:33:11-03:00 Mostafa Nazari mostafanazari136969@gmail.com Zahra Keshvari glauks@ufv.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Despite the growth of research on language teachers’ emotional wellbeing and professional identity construction in recent years, little research has addressed how payment plays a role in these two constructs within the literature of TESOL teacher education. In response to this gap, the present study drew on the lens of activity theory and explored the role of payment in 15 Iranian English language teachers’ wellbeing and the associated implications for their professional identity construction. Data were collected from narrative frames and semi-structured interviews. The data were analyzed based on the principles of thematic analysis. Data analyses revealed three themes: (1) life quality and job commitment, (2) self-esteem and self-worth, and (3) cross-career comparison and lack of independence. Our findings imply that payment is perhaps one of the most significant yet underattended dimensions of the social turn in research on teachers and teacher education, which should receive more attention in the academe. Based on the findings, we provide implications for institutional policymakers to bring the issue of payment to the core and to the awareness of teachers so that the related interpersonal and conceptual tensions are resolved. </span></span></p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/410 A intersecção entre emoção e cognição na formação de professores de línguas 2023-10-23T09:04:20-03:00 Adriana Kuerten Dellagnelo akuertendella@gmail.com Matheus André Agnoletto matth.ufsc@gmail.com <p>O presente artigo discute a intersecção entre cognição, emoção e o conceito de <em>perezhivanie</em> na compreensão da experiência humana, particularmente no que respeita à aprendizagem para o ensino de línguas, com base nas teorias de Lev Vygotsky. Exploramos como a cognição e a emoção estão estreitamente ligadas, influenciando a forma como percebemos e respondemos ao mundo ao nosso redor. Nesse sentido, abordamos a <em>perezhivanie</em> como um prisma por meio do qual o indivíduo refrata – emocional e cognitivamente – as suas experiências no plano social, de modo a influenciar o seu desenvolvimento. Diante disso, examinamos de que forma a teoria sociocultural de base vygotskiana pode ser aplicada de maneira prática na formação de professores. Para tanto, explicitamos brevemente o método genético proposto pelo autor, por tratar-se da abordagem de pesquisa e análise que, sob sua ótica, é capaz de compreender o desenvolvimento humano e assim investigar como as funções psicológicas superiores se desenvolvem ao longo do tempo, haja vista tratar-se de uma abordagem que estuda a origem e o desenvolvimento dessas funções em seu processo de evolução e mudança.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/409 Relações entre emoções docentes e ensino de linguagens durante a pandemia 2023-10-27T08:38:20-03:00 Marise Rodrigues Guedes mariseguedess@gmail.com Rodrigo Camargo Aragão rcaragao@uesc.br <p>Este artigo fundamenta-se nos conceitos de emoção, reflexão e conversação à luz do quadro teórico da Biologia do Conhecer para investigar as emoções atreladas às experiências de ensino de linguagens de docentes de um Instituto Federal, durante a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, este estudo reporta resultados parciais de uma pesquisa em andamento acerca da maneira como as emoções de professores se relacionaram com as tecnologias digitais na pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa de um dos instrumentos utilizados na pesquisa, o questionário inicial, com base na Análise de Conteúdo. A partir das análises e discussões dos resultados, observou-se alguns fatores que contribuíram para um determinado emocionar docente na pandemia, tais como: as relações entre os docentes e os estudantes; as relações com a instituição e com a formação continuada; as consequências da pandemia na saúde emocional dos professores. Essas relações contribuíram para a predominância de emoções associadas a: medo, ansiedade, exaustão, desânimo e frustração. Esses resultados parciais da pesquisa ratificam que o emocionar patriarcal, que fundamenta a cultura política das emoções contemporâneas, limita a expansão das relações de ensino-aprendizagem otimizadas e que é premente falar e agir sobre ele nos espaços educacionais.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/407 O papel da cultura e das emoções no ensino-aprendizagem de línguas 2023-09-28T09:55:02-03:00 Guilherme Carneiro guilherme.carneiro1@estudante.ufla.br Tania Romero taniaromero@ufla.br <p>Tendo como contexto um intercâmbio linguístico e cultural entre estudantes de duas Universidades, uma brasileira e outra dos Estados Unidos da América, numa abordagem de ensino-aprendizagem in-tandem, este trabalho tem como objetivo discutir o papel das emoções e dos aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas registrados em diários. Para isso, inicialmente faz-se um breve histórico de experiências in-tandem semelhantes, tendo como base discussões de Koh et. al. (2020) e Telles e Vassallo (2006). Posteriormente, discute-se sobre o papel das emoções no ensino-aprendizagem de línguas, a partir de Aragão (2005; 2008), Arcanjo (2019), Avelino (2019), Silva e Barcelos (2021). Somam-se considerações sobre os aspectos culturais presentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas, conforme Kramsch (2017), Dias (2019), Moretti e Salomão (2019). Assim, são analisadas, sob o viés autoetnográfico, as narrativas reflexivas do diário do professor-pesquisador, seguindo-se concepções de Liberali (1999), Barcelos (2020) e Mello (2020). Os resultados revelam que as emoções podem conduzir as atitudes e ações do professor e do aprendiz de línguas, e que os aspectos culturais se manifestam naturalmente em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas dessa natureza.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/412 Desejos, emoções e identidades: o uso da ferramenta multimodal do Jamboard na construção de narrativas linguísticas de aprendizes de inglês em aulas online de línguas 2023-12-04T08:40:33-03:00 Liane von Mühlen lianevm.pr@gmail.com Denise Cristina Kluge deniseckluge@gmail.com <p>A construção de narrativas de tem se apresentado como uma prática cada vez mais relevante no ensino-aprendizagem de línguas. Com o objetivo de investigar desejos, emoções e identidades de aprendizes de língua inglesa, esta pesquisa se desenvolveu na perspectiva de narrativas enquanto histórias de vida (NÓVOA, 1995) que nos permitem a compreensão destas enquanto vivências das pessoas, estando intrinsecamente conectadas aos contextos nos quais elas estão inseridas, bem como as relações em contextos sociais diversos (WEEDON, 2004; DE FINA, 2015; FIVUSH; BOOKER; GRACI, 2017). Na pesquisa foram utilizadas as narrativas linguísticas produzidas por duas estudantes nas aulas de língua inglesa em um curso de língua, no decorrer do ano de 2021, utilizando a ferramenta multimodal Jamboard. A partir das apresentações das narrativas feitas pelas aprendizes, foi feita a análise de conteúdo das apresentações. Em termos de resultados, as apresentações nas narrativas linguísticas evidenciaram os desejos, emoções e identidades das aprendizes (HALL, 1990; WEEKS, 1990; NORTON, 2013; AHMED, 2014; BARCELOS, 2015) relacionadas às experiências prévias na aprendizagem de línguas, aos papéis das relações familiares nos aspectos linguísticos, assim como as relações entre docentes e discentes. </p> <p>Palavras-chave: Educação linguística, Narrativas, Emoções</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/421 A dimensão afetiva na aprendizagem da escrita 2023-12-06T14:05:29-03:00 Rogério Soares de Oliveira rosoliveira@uesc.br Darlei Jesus dos Santos darleisantos0906@gmail.com Taylla Liriell Badú de Brito Fortaleza tlbbsantos.let@uesc.br <p>Este artigo tem por objetivo compreender o tratamento dado à dimensão afetiva da escrita com base nos artigos publicados em uma biblioteca digital de divulgação científica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico em que foi adotado o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O <em>corpus</em> de análise é formado por quatro artigos científicos encontrados no acervo do Portal de Periódicos Capes, publicados entre 2012 e 2022, e que tratam da relação afetividade-escrita. Os resultados da pesquisa revelam predomínio de periódicos e pesquisadores da região Sudeste do Brasil, bem como a publicação de trabalhos nos anos de 2013, 2014, 2018 e 2021. Quanto às perspectivas teórico-metodológicas, entre outras, fazem-se presentes contribuições de Vigotski, Wallon e Freire; em geral, o uso de objetos de estudo nas pesquisas é misto. De forma mais específica, todos os trabalhos explicitam a importância da afetividade no ensino da escrita, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem. Face aos resultados, a presente pesquisa destaca a necessidade de mais estudos no campo afetividade-escrita bem como a importância de criar ambientes educacionais emocionalmente enriquecedores para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças em todo o país.</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/439 Apresentação Dossiê "Emoções no ensino e aprendizagem de línguas: perspectivas interdisciplinares e contemporâneas" 2024-02-29T14:16:16-03:00 Ana Maria F. Barcelos glauks@ufv.br Nair Floresta Andrade Neta glauks@ufv.br Fabiano Silvestre-Ramos glauks@ufv.br <p>Não</p> 2024-02-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes