Gláuks - Revista de Letras e Artes https://revistaglauks.ufv.br/Glauks <p>A Gláuks - Revista de Letras e Artes (ISSN 2318-7131) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Publica artigos inéditos em português, francês, inglês e espanhol, além de resenhas, ensaios, entrevistas e traduções.</p> <p>A Gláuks está aberta à comunidade acadêmica, preferencialmente a alunos/alunas e professores/professoras de programas de pós-graduação no país e no exterior. Destina-se à publicação de trabalhos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento científico, além da atualização do conhecimento nas áreas específicas de Linguística, Literatura e Artes. </p> <p>Indexadores:</p> <p>LATINDEX, DOAJ, PKP –INDEX, GOOGLE ACADÊMICO, WEBQUALIS, WORLDCAT, EZB</p> <p> </p> pt-BR Glauks@ufv.br (Marciana Pena) marcinhapena@ufv.br (Marciana Ap. Hilario Pena Gonçalves) Tue, 12 Nov 2024 14:34:28 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Páginas pré textuais https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/512 Revista Glauks Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/512 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 O que nos dizem as fotografias dos livros didáticos de FLE? https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/452 <p>As imagens desempenham um papel crucial na construção de discursos e significados em<br>nosso mundo social. Nesse contexto, a análise da linguagem não verbal se torna essencial para<br>desenvolver uma perspectiva crítica em cursos de língua estrangeira. Este estudo tem como<br>objetivo geral examinar a presença de fotografias em dois livros didáticos de Francês Língua<br>Estrangeira (FLE) utilizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Observamos as<br>diferentes formas de imagens presentes nos livros escolhidos, incluindo desenhos, gráficos e<br>fotografias, utilizando os fundamentos teóricos de Cristóvão (2015) e os princípios da<br>gramática do design visual (GDV) de Kress &amp;amp; Van Leeuwen (2006). A análise revelou que as<br>escolhas editoriais refletem ideais distintos de país: enquanto a editora canadense apresenta<br>diversidade étnico-racial e contextos informais, a francesa retrata uma França<br>predominantemente branca em situações formais. Concluímos que as fotografias influenciam<br>na construção de representações sobre o país de origem do editor e que não há neutralidade<br>discursiva, mas sim posicionamentos que podem reforçar estereótipos e visões simplistas do<br>mundo, impactando os alunos de língua estrangeira.</p> Denise Akemi Nishi, Suélen Rocha Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/452 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 O ensino da compreensão oral em contexto universitário: https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/457 <p>No cenário brasileiro de pesquisas, notamos uma necessidade científica e didática para uma contínua discussão sobre os gêneros de textos como instrumentos na aula de língua estrangeira, sobretudo, quanto ao francês. Diante dessa conjuntura macro e pensando, especificamente, na compreensão oral em língua francesa, este trabalho tem como objetivo situar-se no espaço de reflexões sobre o ensino da compreensão oral em francês com objetivo universitário (FOU), pelo viés dos gêneros. Para isso, discutimos sobre a internacionalização e o seu papel na instauração desse campo no estudo das línguas e na formação inicial de professores. Dialogamos com Bronckart (2022[2023]), Machado (2002) para falar de gêneros e formação de professores; partimos de uma conceitualização da escuta e compreensão oral (Lhote, 1995; Carrette, 2001) para abordar o trabalho de exploração de documentos orais por meios de estratégias (Oxford, 1993; Cornaire, 1998) &nbsp;quanto ao ensino de FOU trazemos Mangiante e Parpette (2011). Sob os moldes de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, analisamos os processos de concepção e de elaboração de materiais didáticos, no nível do trabalho prescrito e real e, como resultados, apontamos para a necessidade de alinharmos conhecimentos pontuais, disciplinares e comuns, sobre a escuta e as práticas sociais que se estabelecem nessa modalidade.</p> Hyanna Medeiros, Larissa Ferreira Rodrigues Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/457 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 As disciplinas de estágio supervisionado de língua francesa como espaços de construção de futuros professores https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/449 <p>Com o cenário escolar brasileiro de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais restrito, línguas como o francês apresentam dificuldades na busca por espaços de acolhimento de suas práticas didático-pedagógicas. Assim, as disciplinas de estágio supervisionado têm como principal desafio oferecer aos seus alunos, futuros professores, caminhos que possam ampliar suas oportunidades de atuação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de criação de ateliês de língua francesa pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado II de Língua Francesa e demonstrar a importância dessa iniciativa para que esses futuros professores possam se tornar mais autônomos e conhecedores das novas oportunidades e necessidades atrelados ao ensino de língua francesa. Essa proposta baseou-se na percepção de mudança de perfil, tanto de professores quanto de alunos, observada por Defays (2015), assim como nos pressupostos de Mangiante e Parpette (2004) relacionados à oferta de cursos de línguas que atendam a demandas de públicos específicos. Os resultados obtidos indicam benefícios na formação desses futuros professores que puderam desempenhar seu papel de professor-autor (Orefice Júnior, 2022). Além disso, os participantes-aprendizes da comunidade interna e externa à universidade tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos em língua francesa, atendendo suas necessidades e objetivos.</p> Cíntia Voos Kaspary, Mayara Bonfim Gómez, Pamela Pereira de Oliveira, Ismael Gomes Mariano Neto Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/449 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 A produção de material didático de francês lingua estrangeira (FLE) no âmbito das disciplinas de prática de ensino da Universidade Federal do Amazonas https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/442 <p>O objetivo deste trabalho é discutir o papel da produção e da utilização de materiais didáticos em Francês Língua Estrangeira (FLE) nas disciplinas de Prática de Ensino na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como base teórica, usamos a Educação Crítica (FREIRE, 2001; 2006; 2016) e a Complexidade (MORAES, 2018; MORIN, 2003). A partir do entendimento do conceito de educação nesses autores<em>, </em>discutimos a importância de uma formação docente comprometida com práticas pedagógicas emancipatórias e críticas e, consequentemente, capazes de qualificar futuros professores para atuarem em sala de aula. Para tanto, examinamos a própria estrutura curricular do curso de Letras Língua e Literatura Francesa da UFAM e apontamos como ela pode favorecer a formação do graduando. Depois, discutimos a importância da produção e da utilização do material didático no processo de formação universitária bem como questões teóricas e metodológicas envolvidas nessa atividade. Por fim, destacamos que a criação de recursos pode também fortalecer os projetos de extensão de nossa instituição.</p> Mirley Tereza Correia da Costa Witschoreck, Giovana Bleyer Ferreira dos Santos Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/442 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 Le contexte francophile de la ville de Pelotas, emergence et duree https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/451 <p>Une perspective historique, à vol d’oiseau, du début jusqu’à nos jours, sur la présence française et l’enseignement de la langue française à Pelotas-RS- Brésil est apportée dans cet article. La francophilie, l’installation de la colonie française <em>Santo Antônio, </em>la formation enseignante pour le français, la création du Comité sud de l’Association des enseignants de français de RS, la constitution d’une collection-fonds bibliographique en français et l’insertion de l’enseignement de langue française dans la <em>Colônia Santo Antônio</em> sont présentés ainsi que sont nommés ceux parmi les acteurs principaux des histoires liées au français à Pelotas, qui font partie de l’identité de cette ville du sud du Brésil.</p> Mariza Pereira Zanini, Isabella Mozzilio Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/451 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 Tandem Luso-Francófono: aprendizagem dentro de uma comunidade pluricultural https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/464 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo é um relato de experiência do projeto de extensão “Tandem Luso-Francófono”, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais com a participação de graduandos em Letras-Francês e francófonos em mobilidade internacional no Brasil. As atividades têm como objetivo a formação de uma comunidade pluricultural onde estudantes possam compartilhar conhecimentos e vivências. Buscamos acolher intercambistas recebidos pela universidade por meio de atividades que auxiliam a integração destes estudantes estrangeiros na vida em campus, bem como na realidade cultural brasileira. Em retorno, os graduandos, futuros docentes de língua francesa, ganham um espaço de contato com a língua e a cultura francófona, favorecendo a internacionalização destes alunos dentro do seu próprio espaço universitário. Os encontros em Tandem proporcionam sensibilização cultural para todos os participantes, mas também funcionam como espaço de desenvolvimento linguístico, tanto em língua francesa quanto em língua portuguesa. Com este relato esperamos contribuir para estudos do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto universitário, bem como para reflexões sobre as virtudes de projetos interculturais.</span></p> Daniela Hirakawa, Ana Carolina Bicalho Ribeiro, Júlia Maria Mendes Santos, Malu Silva Canni Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/464 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 La compétence interculturelle en classe de français langue étrangère https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/445 <p style="font-weight: 400;">Je propose des réflexions sur mes expériences professionnelles en tant que professeure de français langue étrangère en relation avec l’acquisition de la compétence interculturelle en salle de classe dans le contexte d’une université fédérale brésilienne contemporaine. D’abord, j’énumère quelques objectifs, c’est-à-dire, les visées pédagogiques de cette approche, en prenant en compte les études de De Carlo (1998) et Tagliante (2006). Ensuite, je montre l’importance de rendre les étudiants capables d’instaurer une prise de conscience, en réfléchissant sur les risques de reproduire des stéréotypes (Amossy, 1991). Postérieurement, je montre un exemple pratique avec l’utilisation des documents authentiques qui s’avère très utile lors des activités didactiques visant faire connaître l’interculturalité. En guise de conclusion, je montre que la salle de classe peut et doit être un endroit pour combattre les discriminations et les préjugés en exposant les apprenants à des situations variées dans lesquelles la langue française est mobilisée pour la communication. L’ouverture à d’autres mentalités, connaître d’autres cultures, avoir contact avec d’autres façons de vivre permettent de mieux s’y insérer dans les sociétés contemporaines. On apprend que c’est le respect de ces différences qui font la richesse culturelle et intellectuelle de l’humain et par conséquent la richesse d'une classe de langues.</p> Renata Aiala de Mello Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/445 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 La Compétence plurilingue et pluriculturelle dans l'enseignement universitaire du FLE au Brésil https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/443 <div id="pf19" class="dp-page-outer"> <div class="dp-page-inner"> <div id="pg-19pf13" class="pf pg-19w0 pg-19h0" data-page-no="13"> <div class="pc pg-19pc13 pg-19w0 pg-19h0"> <div class="c pg-19x0 pg-19y1 pg-19w2 pg-19h2"> <div class="t pg-19m0 pg-19x1 pg-19h5 pg-19y11 pg-19ff3 pg-19fs0 pg-19fc0 pg-19sc0 pg-19ls0 pg-19ws0">Résumé :</div> <div class="t pg-19m0 pg-19x3 pg-19h4 pg-19y12 pg-19ff1 pg-19fs0 pg-19fc0 pg-19sc0 pg-19ls0 pg-19ws0">Tout comme les relations culturelles entre la France et le Brésil sont anciennes, notre système didactique de l’enseignement de langues étrangères reflète ce que les théories et les approches européennes de référence ont établi au fil du temps. Par contre,</div> <div class="t pg-19m0 pg-19x1 pg-19h4 pg-19y15 pg-19ff1 pg-19fs0 pg-19fc0 pg-19sc0 pg-19ls0 pg-19ws0">la diversité du contexte social et éducatif brésilien apporte encore un degré supérieur de complexité à ces questions, qui cherchent à valoriser non seulement notre héritage européen mais surtout nos racines originaires amérindiennes et africaines, depuis la vague nécessaire et indomptée des études décoloniales. Ayant pour mission de préparer</div> <div class="t pg-19m0 pg-19x1 pg-19h4 pg-19y19 pg-19ff1 pg-19fs0 pg-19fc0 pg-19sc0 pg-19ls0 pg-19ws0">les jeunes à devenir des acteurs sociaux au contact de différentes langues et cultures, l’université a perfectionné leurs approches méthodologiques, en termes d’ouverture aux cultures minoritaires.</div> <div class="t pg-19m0 pg-19x3 pg-19h4 pg-19y1c pg-19ff1 pg-19fs0 pg-19fc0 pg-19sc0 pg-19ls0 pg-19ws0">Nous proposons ici une relecture théorique des approches plurielles, un modèle et des séquences didactiques qui reprennent des connaissances acquises des universitaires au cœur de ces discussions et favorisent le développement des compétences interprétative et interculturelle. En approfondissant les réflexions à propos des concepts de culture, identité, altérité, plurilinguisme et pluriculturalisme, les étudiants progressent dans les interrelations entre leur langue-culture maternelle et le FLE, établissant leurs propres chemins en fonction de leurs choix d’immersion linguistique et culturelle.</div> </div> </div> </div> </div> </div> Angela das Neves Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/443 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 Literatura de autoria feminina e plurilinguismo nos cursos de letras: desafios e propostas https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/462 Josilene Pinheiro-Mariz, Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/462 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300 “Língua Francesa no Brasil: perspectivas para o ensino, pesquisa e formação docente” https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/514 <p align="center"><span style="font-size: large;"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Apresentação do Dossiê “</strong></span></span><span style="color: #222222;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><strong>Língua Francesa no Brasil: perspectivas para o ensino, pesquisa e formação docente”</strong></span></span></span></p> Heloísa Albuquerque-Costa, Claire Parot de Sousa, Rita de Cássia Gomes Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/514 Tue, 12 Nov 2024 00:00:00 -0300