Reflexões Sobre o Conteúdo Temático no Gênero Regras de Jogo

Autores

  • Leliane Regina Ortega Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Gênero do discurso, Regras de Jogo, Conteúdo temático

Resumo

Os gêneros do discurso, na perspectiva dos estudiosos do Círculo de Bakhtin, concretizam o uso da linguagem nas diversas esferas de atividades humanas. Assim, para que as práticas de sala de aula com o ensino de Língua Portuguesa abordem situações que se aproximem dos usos reais da língua, é necessário desenvolver um trabalho que contemple os gêneros discursivos, de modo a favorecer a aprendizagem por meio de experiências reais de comunicação. Nesse sentido, no presente texto, voltamo-nos para “o conteúdo temático no gênero Regras de Jogo” que evidencia o aspecto discursivo do enunciado, contemplando reflexões sobre elementos linguísticos e extralinguísticos. Nesse âmbito, a concepção de linguagem assume a perspectiva dialógica e interacionista, vinculada ao seu uso social. Nosso objetivo, portanto, é socializar uma proposta de atividades didáticas que explora o conteúdo temático do gênero Regras de Jogo, elaborada, a partir de estudos desse gênero, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se em Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin e Volochínov (2009[1929]), Medviédev (2012[1928]) e autores que dialogam com a teoria bakhtiniana. Os resultados demonstraram que o estudo do conteúdo temático favorece o ensino e a aprendizagem da língua, uma vez que incentiva o aluno a refletir sobre uma situação real de comunicação.

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Publicado

2018-05-19

Como Citar

Ortega, L. R., & Costa-Hübes, T. da C. (2018). Reflexões Sobre o Conteúdo Temático no Gênero Regras de Jogo. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 17(01), 14–33. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/2