Tradução Literária na Educação Infantil

Autores

  • Ariane Ranzani Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Sílvia Cintra Martins Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

atividades letradas, desenvolvimento, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo, baseado em pesquisa de campo, tem como objetivo ampliar a reflexão sobre a atividade de tradução literária na Educação Infantil enquanto possibilidade de a criança envolver-se em várias atividades letradas, transitando entre diferentes gêneros discursivos. A pesquisa teve como objetivo geral investigar, em uma turma do último ano da Educação Infantil, o desenvolvimento do trabalho pedagógico centrado na prática de gêneros orais do discurso. Os dados foram gerados com base em paradigma qualitativo-interpretativo de viés etnográfico (STREET, 2014), servindo-nos do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989) e também do aparato metodológico proposto por Fairclough (2001) para sua análise. Concluímos com a proposta de que seja propiciado, desde a Educação Infantil, o acesso da criança a diferentes gêneros discursivos orais e escritos, favorecendo, assim, tanto a sua identidade quanto a sua forma de produzir textos.

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Publicado

2018-05-19

Como Citar

Ranzani, A., & Martins, M. S. C. (2018). Tradução Literária na Educação Infantil. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 17(01), 58–77. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/4