Experiência de ensino da língua portuguesa por meio de gêneros discursivos para uma estudante surda do ensino superior
Palavras-chave:
Libras, Língua Portuguesa, Bilinguismo, SurdezResumo
Para os surdos brasileiros, a proposta de educação bilíngue visa oportunizar-lhes a aquisição de duas línguas, a Língua de Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa. Para isso, a primeira deve ser adquirida como língua materna, a fim de que se constitua na base do desenvolvimento linguístico do surdo, permitindo o desenvolvimento da língua escrita como segunda língua, bem como o acesso e construção dos demais conhecimentos. No país, tal proposta foi legalmente regulamentada há cerca de dez anos e, portanto, ainda é comum encontrarmos surdos cujo contato com a Libras aconteceu tardiamente, apenas na idade adulta. A partir dessa problemática, este artigo propõe apresentar experiências referentes a um trabalho de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para uma estudante surda do Ensino Superior, com aquisição tardia da Libras. As atividades propostas utilizam-se dos gêneros discursivos, conforme Bakhtin (1997), e do modelo de sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino e aprendizagem do gênero relatório. A metodologia foi qualitativa, baseada em um estudo de caso com a descrição das metodologias elaboradas para atender as necessidades identificadas ao longo do processo. Os resultados iniciais apontam que, embora a estudante surda tenha apresentado contato tardio com a Libras, ela demonstra avanços na aquisição da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. Diante desses resultados, concordamos com a importância de iniciativas que promovam o ensino e aprendizagem do português para os sujeitos surdos, por meio de práticas sociais de uso da escrita.