Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Cada autor poderá publicar apenas um artigo por Edição.
  • Todos os autores e coautores devem ser cadastrados na página da revista para submissão.

Diretrizes para Autores

Normas para elaboração e submissão de trabalhos

1. Informações Gerais

A Gláuks - Revista de Letras e Artes (ISSN: 2318-7131) publica ensaios e artigos de caráter teórico/analítico, produzidos por docentes e discentes, e que contemplem áreas cujo objeto de estudo seja a linguagem em suas diversas manifestações, no intuito de difundir a produção acadêmico-científica dedicada aos segmentos de Estudos Linguísticos e Estudos Literários no Brasil e no exterior.

Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol, inglês e francês. O periódico publica artigos inéditos resultantes de pesquisas, ensaios de cunho teórico, resenhas, traduções e entrevistas produzidas por docentes, doutorandos e doutores, mestrandos e mestres. Todavia, somente serão aceitas contribuições de artigos e ensaios de DISCENTES quando em coautoria com um doutor. Textos em coautoria devem ter, preferencialmente, apenas dois autores, que devem estar cadastrados na página da revista para submissão.

A Gláuks é uma publicação quadrimestral. A qualquer tempo, a critério do Conselho Editorial, a revista poderá publicar números especiais. Os textos devem ser enviados SOMENTE por meio eletrônico, através deste portal após cadastro. Os trabalhos recebidos serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial (avaliação por pares cega) ou por pareceristas ad hoc, sendo publicados apenas aqueles trabalhos que receberem dois pareceres favoráveis. 

Outras informações relevantes sobre à política de publicação na Gláuks:

1. Este periódico não possui taxas de processamento de artigos (APCs).

2. Este periódico não cobra taxas de envio de artigos.

3. Quantidade de artigos e resenhas por ano: de 16 a 20 textos

4. Processo de revisão de artigos: revisão cega por pares.

5. Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 Nota: Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista; tendo sido este publicado, só poderá efetuar nova submissão após o interstício de 3 números.

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato no e-mail: glauks@ufv.br

 

2. Preparação dos Originais

Apresentação Geral

As colaborações para a Gláuks - Revista de Letras e Artes devem seguir, rigorosamente, as seguintes especificações, de acordo com as normas de estrutura, fixadas pela ABNT. O não cumprimento das normas acarretará a devolução do trabalho.

Formatação:

Os trabalhos devem ter páginas no formato A4, em arquivos compatíveis com o Windows (formato .doc ou .docx) com as margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm;

Extensão: Artigos e Ensaios: mínimo de 12 páginas e máximo de 20 páginas (na formatação exigida); Resenhas: máximo de 05 páginas; Traduções e Entrevitas: livre, mas devidamente acompanhadas de comentário crítico.

• Corpo do texto: fonte Times News Roman tamanho 12-pontos, justificado, espaçamento de 1.5 cm entre linhas; 2 (dois) espaços entre as seções do texto.

• Citações: As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2023. Os casos principais são detalhados a seguir: 

  • As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar no corpo do texto entre aspas.
  • As citações diretas longas (mais de 3 linhas) devem estar recuadas 4,0 cm, fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas, separadas por 2 (dois) espaços entre parágrafos anterior e posterior.
  • Para citações diretas, utilizamos o sistema autor-data-página no corpo do texto e para citações indiretas, utilizamos o autor-data ou autor-data-página. Exemplo: (Silva, 2004, p.12).
  • Caso a obra tenha dois ou três autores deve-se separar por ponto e vírgula os sobrenomes. Exemplo: (Silva; Souza, 2002). Se houver uma obra com vários autores, coloca-se o sobrenome do primeiro autor e “et al” em itálico. Ex. (Silva et al., 2002).
  • As expressões idem, ibidem, op. cit. e loc. cit. não devem ser usadas.
  • Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data da publicação entre parênteses: “Lajolo (2001) afirma...”.
  • Supressões nas citações diretas devem ser indicadas por reticências entre colchetes: […].
  • As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento: (Lajolo, 2001a).
  • Em caso de grifo, deve-se informar se é do autor citado ou se é do autor do artigo. Exemplo: (Silva, 2004, p. 12, grifo do autor); (Souza, 2002, p. 53, grifo nosso).
  • Em caso de citação traduzida pelo autor do artigo, a expressão "tradução nossa" deve vir entre parênteses, após a chamada da citação. Ex: (Macchi, 2003, p. 55, tradução nossa). O texto original deve vir em nota de rodapé.

. Notas de Rodapé: deverão ser redigidas em Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, com numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

. Títulos, resumos e palavras-chave devem ser redigidos no idioma do artigo ou ensaio e em um segundo idioma, dentre as opções: português, inglês, francês ou espanhol.

Obs.: os artigos e ensaios redigidos em língua vernácula devem apresentar o título, o resumo e as palavra-chaves em língua estrangeira (francês, espanhol ou inglês) no final do texto, logo após as REFERÊNCIAS. O inverso se aplica no caso dos artigos e ensaios redigidos em língua estrangeira (francês, espanhol ou inglês). 

• Páginas: devem ser numeradas (fim da página, à direta).

 

3. Estrutura:

Os trabalhos, configurados no formato acima, deverão obedecer a seguinte sequência:

 

Artigos e ensaios:

• Título: centralizado e em caixa alta, em negrito, com corpo 14, no alto da primeira página.

• Nome do autor: nome completo do autor, abaixo do título, alinhado à direita, corpo 12, com nota de rodapé para pequena apresentação puxada do sobrenome do autor, filiação institucional, maior titulação acadêmica, atuação profissional atual e endereço eletrônico (o nome e os dados do autor são omitidos pela comissão editorial quando o artigo é enviado aos pareceristas, garantindo assim uma avaliação anônima). Caso haja menção no texto e/ou nas referências a obra(s) pertencentes ao(s) autor(es) da submissão, o nome do(s) autor(es) e as referências deve(m) ser substituídos por XXXXX, mantendo-se a data.

RESUMOS: abaixo do nome do autor, sem adentramento, alinhamento justificado, espaço simples, máximo de 200 palavras.

PALAVRAS-CHAVE: mesma formatação do resumo, separadas por vírgula; máximo de 05 palavras.

• Referências: devem aparecer somente os trabalhos (ou obras) citados no corpo do artigo, ensaio e resenha.

Title, Abstract Keywords (ou Titre, Résumé e Mots-Clés ou Título, Resumen e Palabras clave): versão para o inglês, francês ou espanhol do título, resumo e das palavras-chave, mesma formatação e extensão.

•Agradecimentos: opcional, mas, existindo, devem aparecer em forma de Nota de Rodapé ou no final do trabalho.

 

Resenhas:

• Título ou a referência do trabalho (livro/tese/dissertação) resenhado; 

• Nome do autor: nome completo do autor, abaixo do título, alinhado à direita, corpo 12, com Nota de Rodapé para pequena apresentação puxada do sobrenome do autor, filiação institucional, maior titulação acadêmica, atuação profissional atual e endereço eletrônico;

• Referências: devem aparecer somente os trabalhos (ou obras) citados no corpo da resenha.

Nota: serão aceitas resenhas de obras publicadas nos últimos 5 anos.

 

Traduções e Entrevistas:

Caso o texto não se encontre em domínio público, é obrigatório que o tradutor disponha de documento do detentor dos direitos autorais da obra traduzida, autorizando a tradução e sua publicação na Gláuks. O tradutor deve enviar esse documento quando da sua submissão.

Os editores se reservam o direto de rejeitar as entrevistas enviadas ao periódico que não guardem relação com os temas dos dossiês e/ou da revista.

 

 A organização da tradução/entrevista deve obedecer à seguinte sequência:

• Título: centralizado e em negrito, caixa alta, corpo 14,

• Nome do autor: nome completo do autor, abaixo do título, alinhado à direita, corpo 12, com Nota de Rodapé para pequena apresentação puxada do sobrenome do autor, filiação institucional, maior titulação acadêmica, atuação profissional atual e endereço eletrônico.

• Apresentação da tradução ou da entrevista: redigida pelo tradutor, expondo as razões e a relevância da tradução ou entrevista, comentando, inclusive, sobre a obra traduzida e seu autor ou sobre o autor entrevistado.

• Referências: devem aparecer somente os trabalhos (ou obras) citados no corpo da tradução.

  

4. Referências Bibliográficas:

 Deverão ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores, em ordem alfabética, dispostas no final do texto, em espaçamento simples, sem recuos, com alinhamento justificado, sem saltar linha em branco de uma referência para outra e de acordo com a ABNT NBR 10520:2023.

Nas Referências, quando houver mais de uma entrada do mesmo autor, deve-se repetir o nome do autor ao invés de utilizar traços.

 

As formas básicas de referências são apresentadas e exemplificadas a seguir:

 — Livros

AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

Capítulo de livros

AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano de publicação. cap. X, p. X - Y.

CANARINOS, A. K. Meditação e a tradição do ensaísmo brasileiro. In: MARQUES, W. J.; WERKEMA, A. S. (org.). A ideia com a paixão: Gonçalves Dias pela crítica contemporânea. São Paulo: Alameda, 2023. cap. 1, p. 15-44. 

 

— Trabalhos acadêmicos

AUTOR, A. Título: subtítulo. Data (ano de depósito na capa). Folhas. Grau (dissertação, tese, monografia, trabalho de conclusão de curso) – Unidade em que foi defendida, Local, data de defesa.

Caso haja DOI e o trabalho esteja disponível na internet, tais informações devem ser colocadas, conforme exemplo abaixo.

SANTOS, N. G. S. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo no século XIX. 2018. 317p. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. DOI 10.11606/T.8.2019.tde-25022019-122347. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-25022019-122347/. Acesso em: 10 jun. 2024.

 

— Artigos e Periódicos

AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, mês e ano de publicação.

— Artigos e Periódicos online

AUTOR, A. Título do artigo: subtítulo. Título da Publicação. Local de publicação (Cidade), v. volume, fascículo, paginação inicial e final do artigo e data da publicação, DOI se houver, seguido de: Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia, mês abrevido, ano.

BRITO, L. B. S.; SIQUEIRA, J. S. A inflexão neoclássica e a poesia social em "Rosa de Pedra" (1953), de Zila Mamede. Jangada: crítica, literatura, artes[S. l.], v. 10, n. 1, p. 88–108, 2022. DOI: 10.35921/jangada.v1i19.420. Disponível em: https://www.revistajangada.ufv.br/Jangada/article/view/420. Acesso em: 11 jun. 2024.

 

— Trabalhos publicados em anais de congresso ou similar

AUTOR, A. Título do Trabalho. In: NOME DO EVENTO, ed. número da edição se houver, Ano. Título dos Anais, usar [...] se for o mesmo nome do evento. Cidade: Instituição, ano de publicação, p. X-Y.

VALE, R. P. G. Politicamente (in)correto: do léxico para os gêneros do discurso. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 4, 2014. Anais [...]. Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 3, p. 2585.

 

— Página de Internet (Conteúdo digital):  após referência adicionar a informação da origem do material e data de acesso:

Disponível em: endereçoeletrônico. Acesso em: dia mês ano. A data deve exibir os meses abreviados: jan.; fev.; mar.; abr.; maio; jun.; jul.; ago.; set.; out.; nov.; dez.

ORLANDI, A. P. Um romântico radical. São Paulo: Pesquisa FAPESP, 2021. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/um-romantico-radical/. Acesso em: 13 jun. 2024.

 

Para demais referências, consultar a ABNT.

 

Gráficos, Quadros, Tabelas e Figuras

Gráficos, quadros e tabelas deverão estar centralizados e com legenda centralizada abaixo do gráfico (ou tabela ou quadro). O gráfico (ou quadro, ou tabela) deve ser numerado e a fonte a ser utilizada é a seguinte: corpo 11 e negrito para o título do gráfico.

  Fotos devem ser identificadas como figuras:

  • Devem possuir título abaixo das mesmas.
  • Devem ter título informativo e claro, indicando o que pretendem representar.
  • Devem estar inseridas no texto assim que citadas, e não no final do artigo.
  • A autoria da foto deve ser indicada.
  • Fotos com pessoas identificáveis devem ter autorização do uso de imagem.

 

 

Declaração de Direito Autoral

Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Gláuks, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Glaúks revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.

O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Glaúks, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.

Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.

Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Glaúks, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.

 

Artigos

Política padrão de seção

Varios

Politica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.