Emoções no ensino e aprendizagem de línguas: perspectivas interdisciplinares e contemporâneas ( Prazo de submissão prorrogado)
Emoções no ensino e aprendizagem de línguas: perspectivas interdisciplinares e contemporâneas
Nos últimos anos, na Linguística Aplicada, no exterior e no Brasil, temos visto um crescimento exponencial de trabalhos a respeito de emoçoes na formação de professores de línguas, bem como na aprendizagem de línguas. Pesquisas têm demonstrado o papel central das emoções como mediadoras do desenvolvimento do sujeito e de sua ação (MAGIOLINO, 2011; LANE, 2006), bem como o impacto delas nos processos educacionais. Estudos têm relacionado as emoções a outros conceitos importantes para a sala de aula de línguas, tais como crenças (BARCELOS, 2015; PERON, 2021; GODOY, 2020), motivação (ANDRADE, 2016; ARCANJO, A. 2019; ARCANJO, S. 2019) identidades (SILVA, 2019; RAMOS, 2020), uso de tecnologias digitais (ARAGÃO, 2017), experiências (COELHO, 2011), dentre outros. Apesar de termos algumas publicações sobre este tema no Brasil (vide RBLA, 2022; e Pensares em Revista, 2022), não temos ainda um número destinado a emoções na Linguística Aplicada em Português. Desta forma, este número temático da revista Gláuks espera receber trabalhos relacionados a pesquisas a respeito de emoções de alunos e professores de línguas, e de formadores de professores de línguas, bem como pesquisadores, em seus diversos contextos, além dos seguintes temas relacionados ao tópico:
1. Emoções na formação de professores de línguas: pesquisas e experiências, com foco na influência das emoções na formação, bem como em aplicações práticas decorrentes dessas experiências.
2. Letramento Emocional: experiências de letramento emocional na prática, estados da arte; experiências com inclusão de letramento emocional nos currículos de formação de professores de línguas
3. Habilidades socioemocionais na escola envolvendo perspectivas de discussão e aplicação do conceito trazido pela BNCC;
4. As emoções na escola: de professores, alunos, agentes escolares, dentre outros.
As propostas devem ser submetidas online:
Link da revista Glauks: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks
Por favor, antes de submeter, cheque as normas em: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/information/authors
Prazo para envio dos artigos: 15 de setembro 2023 (Prorrogado até 15/10/23)
Por favor, entre em contato, em caso de dúvidas.
Glauks: Glauks@ufv.br
Organizadores
Ana Maria F. Barcelos - UFV
Nair Floresta Andrade Neta - UESC
Fabiano Ramos - UFBA
ENGLISH VERSION
Emotions in language teaching and learning: interdisciplinary and contemporary perspectives
In recent years, in Applied Linguistics, abroad and in Brazil, we have seen an exponential growth of work on emotions in the language teacher education, as well as in language learning. Research has demonstrated the central role of emotions as mediators of the development of individuals and their actions (Magiolino, 2011; Lane, 2006), as well as their impact on educational processes. Several studies have related emotions to other important concepts for the language classroom, such as beliefs (Barcelos, 2015; Peron, 2021; Godoy, 2020), motivation (Andrade, 2016; Arcanjo, A. 2019; Arcanjo, S. 2019) identities (Silva, 2019; Ramos, 2020), use of digital technologies (Aragão, 2017), experiences (Coelho, 2011), among others. Although we have some publications on this topic in Brazil (see RBLA, 2022; and Pensares em Revista, 2022), we do not yet have a special issue aimed at emotions in Applied Linguistics in this country. In this way, this thematic issue of the journal Gláuks expects to receive research-related papers on the emotions of language students and teachers, and from language teacher educators, as well as researchers, in their various contexts, in addition to the following related topics:
1. Emotions in language teacher education: research and experiences focusing on the influence of emotions on this process, as well as practical applications arising from these experiences;
2. Emotional literacy: experiences of emotional literacy in practice, state-of-the-art papers; experiences with the inclusion of emotional literacy in language teacher education curricula;
3. Socio-emotional skills at school involving perspectives of discussion and application of the concept brought by BNCC (Common Core National Curriculum) in Brazil;
4. Emotions at school (students’, teachers’, school staff’s emotions).
Proposals must be submitted online:
Glauks link:
https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks
Please, before submitting, check the rules at: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/information/authors
Deadline for submission of articles: September 15, 2023
Guest Editors:
Ana Maria F. Barcelos - UFV
Nair Floresta Andrade Neta - UESC
Fabiano Ramos - UFBA
CHAMADA EM ESPANHOL
Numero temático Glauks:
Las emociones en la enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras: perspectivas interdisciplinarias y contemporáneas
En los últimos años en el ámbito de la Lingüística Aplicada, en Brasil y el extranjero, hemos visto un crecimiento exponencial del trabajo sobre las emociones en la formación de profesores de idiomas, así como en el aprendizaje de idiomas en general. La investigación ha demostrado el papel central de las emociones como mediadoras del desarrollo del sujeto y su acción (Magiolino, 2011; Lane, 2006), así como su impacto en los procesos educativos. Los estudios han relacionado las emociones con otros conceptos importantes para la clase de lenguas como las creencias (Barcelos, 2015; Perón, 2021; Godoy, 2020), la motivación (Andrade, 2016; Arcanjo, a. 2019; Arcanjo, S. 2019) las identidades (Silva, 2019; Ramos, 2020), el uso de tecnologías digitales (Aragão, 2017), las experiencias (Coelho, 2011), entre otros. Aunque haya algunas publicaciones sobre este tema en Brasil (ver RBLA, 2022 y Pensares em Revista, 2022), todavía no existe un volumen exclusivamente dedicado a las emociones desde la perspectiva de la Lingüística Aplicada en este país. De esta manera, este número temático de la revista Gláuks espera recibir trabajos relacionados con la investigación de las emociones de estudiantes, profesores de idiomas, formadores de profesores e investigadores en sus diversos contextos. También se aceptarán los siguientes tópicos relacionados con el tema central:
1. Emociones en la formación de profesores de idiomas: investigación y experiencias ones centradas en la investigación sobre la influencia de las emociones en la formación y también aplicaciones prácticas derivadas de estas experiencias.
2. Alfabetización emocional: experiencias prácticas de alfabetización emocional, estados del arte. Experiencias con la inclusión de la alfabetización emocional en los currículos de formación de profesores de idiomas.
3. Habilidades socioemocionales en la escuela que incluyan perspectivas de discusión y aplicación del concepto aportado por BNCC (Base Nacional Común Curricular [Brasil]);
4. Emociones en la escuela: profesores, alumnos y agentes escolares, entre otros.
Las propuestas deben enviarse en línea:
Enlace a la revista Gláuks: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks
Por favor, antes de enviar, consulte las reglas en:
https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/information/authors
Fecha límite para el envío de artículos: 15 de septiembre de 2023
Organizadores
Ana Maria F. Barcelos - UFV
Nair Floresta Andrade Neta - UESC
Fabiano Ramos - UFBA