Inteligência Artificial e Letramentos Digitais na Linguística Aplicada do/para o Sul Global
A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 25, n.2 –mai./ ago. 2025, destinado aos Estudos Linguísticos. O eixo temático adotado é “ Inteligência Artificial e Letramentos Digitais na Linguística Aplicada do/para o Sul Global."
A mais recente iteração da Inteligência Artificial (IA), conhecida como “IA Generativa”, (re)constitui, sobretudo, uma tecnologia voltada para o processo de letramentos (Cope e Kalantzis, 2024), pois esta é uma tecnologia capaz de produzir textos de gêneros diversos. No contexto histórico global, a importância dessa tecnologia não pode ser subestimada, uma vez que a linguagem artificial do código se entrelaça com a
linguagem natural da vida cotidiana. A capacidade de escrita da IA Generativa é multimodal, indo além da (re)produção de texto predominantemente verbal, ao também “ler” e “escrever” imagens por meio de rótulos textuais e prompts. Além disso, essa forma peculiar de escrita abrange conceitos matemáticos, procedimentos de software e algoritmos. Com base nessas considerações, o presente dossiê, inspirado
na leitura de livros e artigos seminais recentemente publicados na área da Linguística Aplicada tanto no Brasil (Rojo, 2012; Takaki e Maciel, 2014; Andrade, 2016, Paiva, 2019;
Castro, Kalantzis e Cope, 2024) quanto no exterior (Kalantzis; Cope, 2025; Oeldorf- Hirsch e Neubaum; 2023; Pennycook, 2018; Monte Mor, 2013; Lankshear e Knobel, 2011), visa apresentar, discutir e problematizar as implicações da IA Generativa nos estudos dos (multi)letramentos (digitais). Para isso, esperamos receber contribuições de colegas brasileiros/as e estrangeiros/as, no formato de artigos, ensaios, entrevistas
e/ou resenhas que:
i) retratem ontologicamente e historicamente a IA Generativa na área da Linguística Aplicada no/para o Sul Global, apresentando, por sua vez, suas limitações e potencialidades;
ii) analisem referências teóricas advindas da Linguística Aplicada que reflitam sobre a IA Generativa em suas práticas pedagógicas;
iii) reflitam acerca de eventos de letramentos (digitais) em tempos de IA;
iv) e apresentem, problematizem e discutam resultados de pesquisas
desenvolvidas e/ou em desenvolvimento no bojo da Linguística Aplicada,
que investiguem os letramentos e as aprendizagens de línguas/linguagens
tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior no/para o Sul Global.
Organizadores:
Kleber Aparecido da Silva - Universidade de Brasília/CNPq
Eduardo Moura - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
As propostas devem ser submetidas diretamente no site da revista Glauks:
https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks
Por favor, antes de submeter, cheque as normas
em: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/information/authors
Prazo de submissão: 17 de fevereiro 2024 a 17 de maio de 2025
Previsão de Publicação: agosto de 2025
Contato: glauks@ufv.br