Um estudo sobre a presença lírica de Joaquim Cardozo nas histórias de literatura brasileira

algumas observações

  • ELAINE CRISTINA CINTRA UFPB
Palavras-chave: Poesia brasileira moderna, Joaquim Cardozo, Historiografia literária

Resumo

Este estudo pretendeu analisar como a historiografia literária nacional registrou e ajuizou a obra poética de Joaquim Cardozo, buscando elucidar de que forma tais obras contribuíram para a leitura crítica desse poeta. Para tanto, foram analisadas sua figuração em algumas obras historiográficas que percorreram o modernismo brasileiro, e que, por um motivo ou outro, tiveram uma inserção bem ampla na crítica literária brasileira como A literatura no Brasil, dirigida por Afrânio Coutinho (1959), a História da literatura brasileira, de Massaud Moisés (1989), a História da literatura brasileira, de Luciana Stegagno-Picchio (1986), e a História da literatura brasileira, de Carlos Nejar (2007).

Referências

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1988.
CARDOZO, Joaquim. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2007.
MARTINS, Wilson. A literatura brasileira. O Modernismo (1916-1945). 3ª. ed. atualizada. São Paulo: Cultrix, 1969. Vol. VI.
_____. A lírica de um nordeste universal e erudito. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 jul. 1997.
MELO NETO, João Cabral de. Honras à amizade. Correio das artes, João Pessoa, 07 set. 1997.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira. Modernismo. São Paulo: Cultrix, 1995.
NEJAR, Carlos. História da literatura brasileira. Da carta de Pero Vaz de Caminha à contemporaneidade. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Copesul; Telos, 2007.
RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Joaquim Cardozo. In: COUTINHO, Afrânio (direção); COUTINHO, Eduardo de Faria (co-direção). A literatura no Brasil. 3ª. edição, revista e atualizada. José Olympio; Editora da Universidade Federal Fluminense, 1986. P. 154-156.
STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
SÜSSEKIND, Flora (organização, apresentação e notas). Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.
Publicado
2020-02-14