O não-lugar da biotecnologia e a pandemia da Covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.219Palavras-chave:
Análise de Discurso, Ensino de Ciências, Biotecnologia, Não-lugarResumo
Em meio ao contexto atual de uma pandemia, provocada por um novo tipo de coronavírus, um dos maiores desafios que assola pesquisadores e educadores é informar a população sobre questões científicas, como a produção de vacinas e os testes de detecção da doença (COVID-19), devido ao desconhecimento de questões biotecnológicas por grande parte das pessoas. Em contraposição, há uma série de notícias que circulam, nos mais variados meios de comunicação, sobre essas questões. Nesse sentido, o presente trabalho visa refletir sobre o lugar dos discursos biotecnológicos. Pautados nos pressupostos da Análise de Discurso de vertente francesa, mobilizamos noções como condições de produção, silêncio e formação discursiva para analisar algumas materializações da linguagem, principalmente de cunho jornalístico. Nossos resultados apontam para um não-lugar da Biotecnologia na sociedade, que resulta de uma ausência de materialidade histórica que não permite a estabilização de sentidos deste campo do conhecimento
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