Composição literária enquanto pós-produção: considerações sobre a autoria de Maria Bethânia no caderno de poesias

Autores

  • Roberta Guimarães Franco
  • Everson Nicolau de Almeida

Palavras-chave:

Apropriação, Autoria, Produção, Pós-Produção, Maria Bethânia

Resumo

As concepções de autor e autoria que perpassam discussões do campo literário
constituem, na pós-modernidade, um dilema quando pensadas no âmbito da produção criativa. A
partir do conceito de autor como produtor, de Walter Benjamin, de pós-produção, cunhado por Nicolas Bourriaud, buscaremos compreender o processo de criação autoral da intérprete baiana Maria Bethânia na obra Caderno de Poesias (2015). Deste modo, versaremos sobre as formulações desses dois estudiosos, a fim de que possamos compreender o processo autoral de Bethânia à luz de discussões teóricas e conceituais. Este trabalho é resultado do projeto de iniciação científica intitulado Brasilidade mestiça em fragmentos: uma análise do Caderno de Poesias, de Maria Bethânia, realizado entre 2016 e 2017 na Universidade Federal de Lavras, que contou com o financiamento do programa PIBIC-CNPq.

Referências

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Caderno de Poesias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

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Publicado

2019-02-04

Como Citar

Franco, R. G., & de Almeida, E. N. (2019). Composição literária enquanto pós-produção: considerações sobre a autoria de Maria Bethânia no caderno de poesias. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 17(2), 81–91. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/30