A manipulação da verdade sob a ótica dos estudos da linguagem

dos triunfos às sombras de ontem e de hoje

Autores

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Charaudeau, Semiolinguística, Manipulação, Resenha

Resumo

Resenha do livro A manipulação da verdade: do triunfo da negação às sombras da pós-verdade, de Patrick Charaudeau (2022).

Biografia do Autor

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras da UFF. Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

______. Discurso das Mídias. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Discurso Político. Tradução: Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 1ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

______. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução: Angela M. S. Corrêa [et al]. São Paulo: Contexto, 2008.

______. Por uma interdisciplinaridade “focalizada” nas ciências humanas e sociais. In: MACHADO, Ida Lúcia; COURA, Jerônimo; MENDES, Emília (org.). A transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade em estudos da linguagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. p. 17-51.

______. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.

______. A manipulação da verdade: do triunfo da negação às sombras da pós-verdade. Tradução: Dóris de Arruda C. da Cunha e André Luís de Araújo. São Paulo: Contexto, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Kelli Reis da Silva Xavier, G. (2023). A manipulação da verdade sob a ótica dos estudos da linguagem: dos triunfos às sombras de ontem e de hoje. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(1), 180–186. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/359