Afonso Ribeiro, Romeu Correia e a representação da infância no conto de dois neorrealistas quase esquecidos

Autores

  • Antony Cardoso Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Thayna Mouzinho Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i1.427

Palavras-chave:

Neorrealismo, Conto, Afonso Ribeiro, Romeu Correia, Infância

Resumo

A infância é um tema literário que se faz presente no Neorrealismo português, simultaneamente demonstrando a exploração do trabalho e o índice de esperança expresso por meio de personagens em formação; ou seja, símbolos de um futuro redentor. Personagem recorrente em tal contexto é a do menino que, constrangido por uma situação econômica adversa, vê-se força a abandonar as brincadeiras e, sobretudo, a escola para se converter em arrimo familiar. É, precisamente, o que se verifica nos contos «Arte», de Afonso Ribeiro, e «Rumo», de Romeu Correia; integrados, respectivamente, aos livros Povo (1947) e Sábado sem Sol (1947). Na leitura dos dois contos, observa-se a figuração da infância no nível narrativo e em que medida assume condição capital para a compreensão do projeto literário do movimento e dos autores contemplados. Ao representar a personagem adolescente de baixa extração social e as mudanças por que esta tem de passar, os ficcionistas revelam a face mais dura da realidade portuguesa durante o Estado Novo. Ao mesmo tempo em que se aproximam de fatores centrais da estética neorrealista, os autores demonstram, pela justeza com que são construídas as narrativas, a capacidade de aliar o individual o coletivo, o interno e o externo, em retratos da infância que fundamentam a redescoberta de sua Literatura.

Biografia do Autor

Maria Thayna Mouzinho Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Referências

BEZERRA, Antony Cardoso. Bonecos de Luz, de Romeu Correia, e a Tradição Picaresca. In: MORA, Carlos de Miguel; PEREIRA, Paulo Alexandre (Orgs.). Novas Andanças do Pícaro. Porto: Afrontamento, 2018. p. 85-103.

______. A Experiência Escolar em Trampolim, de Afonso Ribeiro, e a Questão dos Movimentos Literários. In: GRIGOLETTO, Evandra; GOMES, Inara Ribeiro (Orgs.). Memória, História, Arquivo: fronteiras e intersecções. Recife: Ed. UFPE, 2015. v. 1. p. 53-71.

BUENAVENTURA DELGADO. Historia de la Infancia. Barcelona: Ariel, 1998. CARMO, Carlos Maria do. Relatório n. 3026. [s.l.]: [s.n.], 1947.

CONDEIXA, Edite Simões. Romeu Correia: antologia temática e abordagem à sua obra literária. Lisboa: Colibri, 2017.

CORREIA, Romeu. Sábado sem Sol: contos. Lisboa: Ed. do Autor, 1947.

FERREIRA, Serafim. Recensão Crítica a «A Árvore e os Frutos», de Afonso Ribeiro. Revista Colóquio/Letras, Lisboa, n. 98, p. 120-121, Jul. 1987.

FLORES, Alexandre M. Romeu Correia: o homem e o escritor. Almada: Câmara Municipal de Almada, 1987.

GOMES, Soeiro Pereira. Esteiros. 11. ed. Mem Martins: Europa-América, 1995.

GUIMARÃES, J. A. Gonçalves. A Escola Primária Gaiense durante o Estado Novo na Obra Literária de Afonso Ribeiro e J. Rentes de Carvalho. In: RIBEIRO, Cláudia Pinto; ARAÚJO, Francisco Miguel (Coords.). A História da Educação em Vila Nova de Gaia. Porto: Centro de Investigac?a?o Transdisciplinar «Cultura, Espac?o e Memo?ria», 2007. p. 103-124.

LOPES, Óscar. A Infância e a Adolescência na Ficção Portuguesa. In: ______. Modo de Ler: crítica e interpretação literária / 2. Porto: Inova, 1972. p. 123-143.

LOURENÇO, Eduardo. «Presença» ou a Contrarrevolução do Modernismo Português. Revista do Livro, Rio de Janeiro, n. 23-24, p. 67-81, jul.-dez. 1961.

MAGALHÃES, Justino. Pedagogia e Neorrealismo. In: PIRES, F. (Coord.). Miúdos, A Vida às Mãos Cheias: A infância do Neorrealismo português. Vila Franca de Xira: CMVFX/ Museu do Neo-Realismo, 2017. p. 21-39.

MAGALHÃES, Violante F. Sobressalto e Espanto: narrativas literárias sobre e para a infância, no Neorrealismo português. Lisboa: Campo da Comunicação, 2009.

REDOL, Alves. Gaibéus: romance. 6. ed. Mem Martins: Europa-América, 1965.

REIS, Carlos. (Apr.). Textos Teóricos do Neorrealismo Português. Lisboa: Seara Nova; Comunicação, 1981.

RIBEIRO, Afonso. Povo: contos. Porto: Ibérica, 1947.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Cardoso Bezerra, A., & Mouzinho Bezerra, M. T. (2024). Afonso Ribeiro, Romeu Correia e a representação da infância no conto de dois neorrealistas quase esquecidos. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(1), 140–155. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i1.427