A expressão subjetiva e musical em Les Lauriers Sont Coupés de Édouard Dujardin

Autores

  • Andressa Cristina De Oliveira UNESP
  • Carla Alexandra Ezarqui

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i3.472

Palavras-chave:

Édouard Dujardin romance simbolista; poesia; música; monólogo interior.

Resumo

Objetiva-se com este artigo analisar de que maneira o romance Les lauriers sont coupés (1887), de Édouard Dujardin, reproduz o pensamento em formação, além de investigar a forma como aprofunda a expressão subjetiva, tendo em vista seu surgimento no contexto simbolista, bem como sua expressão em primeira pessoa. A obra representou um marco na história da literatura, no final do século XIX, no que diz respeito à evolução da instância narrativa, uma vez que emprega o monólogo interior, contínua e majoritariamente, de modo a focalizar não mais os fatos, mas a sua duração, causando uma dissolução do enredo e das personagens, além de exaltar a poesia do instante presente. No entanto, o mérito do autor só foi reconhecido graças à publicação de Ulysses, de James Joyce, apogeu, até os dias atuais, da representação literária do pensamento. Ao emprego contínuo e introspectivo do monólogo está implicado o movimento de libertação da poesia promovido pelos poetas simbolistas, bem como o intento desta expressão estética de aproximar a música à poesia.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAJU, A. A escola decadente. In: MORETTO, F. M. L. (Org.) Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989. p. 89-112.

BERTRAND, J. P. Réminiscence et monologue intérieur dans Les lauriers sont coupés d’Édouard Dujardin. In: LAURICHESSE, J.I. L’ombre du souvenir – Littérature et réminiscence (du Moyen Âge au XXI e siècle). Études réunies par Jacques-Ives Laurichesse. Paris: Classiques Garnier, 2012. p. 157-166.

DUJARDIN, E. O monólogo interior, sua aparição, suas origens, seu lugar na obra de James Joyce e no romance contemporâneo, 1931. In: OLIVEIRA, L. L. Les lauriers sont coupés: a exibição do pensamento e da linguagem. 2012. 202 f. (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/ 123456789/20215/1/Lisbeth LimaDeOliveira_TESE.pdf>. Acesso em: 25 ago 2017. p. 98-136.

DUJARDIN, E. Les lauriers sont coupés. EBook #26648 – Projeto Gutenberg, 2008. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/26648/26648-h/26648-h.htm>. Acesso em: 17 ago 2017.

DUJARDIN, E. Os primeiros poetas do verso livre. In: MORETTO, F. M. L. (Org.) Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989. p. 202-223.

FERRAN, A. Richard Wagner ou l’harmonie de correspondances. In: ______ L’esthétique de Baudelaire. Paris: Librairie Nizet, s/d. p. 278-361.

GOMES, A. C. O simbolismo. São Paulo: Ática, 1994.

HUMPHREY, R. O fluxo da consciência: um estudo sobre James Joyce, Virgínea Woolf, Dorothy Richardson, William Faulkner e outros. Tradução de Gert Meyer. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.

JACQUOD, V. M. De la psychologie des profondeurs au roman symboliste. In : ______ Le roman symboliste : l’art de l’extrême conscience – Edouard Dujardin, André Gide, Remy de Gourmont, Marcel Schwob. Genève: Droz, 2008. p. 237-298.

LARBAUD, V. Prefácio de Les lauriers sont coupés (1925). In: OLIVEIRA, L. L. Les lauriers sont coupés: a exibição do pensamento e da linguagem. 2012. 202 f. (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/ 123456789/20215/1/ LisbethLimaDeOliveira_TESE.pdf>. Acesso em: 25 ago 2017. p. 164-169.

LICHTENBERGER, H. Idées de Wagner sur l’Art. In: ______ Richard Wagner - Poète et penseur. Paris: Librairie Félix Alcan, 1931. p. 168-209.

MÉLONIO, F.; MARCHAL, B.; NOIRAY, J. La poésie; Le roman. In: DELON, M.; MÉLONIO, F.; MARCHAL, B.; NOIRAY, J; COMPAGNON, A. La littérature française: dynamique & histoire II. Sob a direção de Jean-Ives Tadié. Paris: Gallimard, 2007. p. 372-437; 438-541.

MORETTO, F. M. L. Introdução. In: MORETTO, F. M. L. (Org.) Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989. p. 13-33.

RAIMOND, M. Les metamorphoses du roman; Les nouvelles modalités du récit. In: ______ La crise du roman – Des lendemains du Naturalisme aux années vingt. Paris: Librairie José Corti, 1985. p. 179-412.

SCHOPENHAUER, A. Do mundo como representação – Livro Terceiro. In: ______ O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora da UNESP, 2005-2015. p. 233-350.

WAGNER, R. Quatre poèmes d’opéras traduits en prose française précédés d’une lettre sur la musique. Paris : Librairie Nouvelle, 1861. Disponível em: < http://gallica.bnf.fr/ ark:/12148/bpt6k3178622/f7.image>. Acesso em: 10 jan 2018

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

De Oliveira, A. C., & Ezarqui, C. A. (2024). A expressão subjetiva e musical em Les Lauriers Sont Coupés de Édouard Dujardin. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(3), 407–428. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i3.472