A insuficiência da filosofia em “José Matias”
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i3.497Palavras-chave:
Literatura portuguesa, Eça de Queirós, Filosofia, CeticismoResumo
O conto “José Matias” (1997) é mormente elencado como um dos contos de maior complexidade do escritor português oitocentista Eça de Queirós, pela sua estrutura intrincada e riqueza metafórica. Aparece num contexto de produção tardio e de evidente amadurecimento na escrita, ao lado de romances heterogêneos como A cidade e as serras (1901) e A correspondência de Fradique Mendes (1900), nos quais, assim como no conto em foco, a presença da filosofia é significativa. Buscamos, aqui, discutir a pertinência da filosofia nessa narrativa, bem como sua “insuficiência”, uma vez que o narrador, que se autointitula filósofo, mobiliza seus conhecimentos para compreender o anômalo caso amoroso do protagonista José Matias, definido como profundamente espiritualista. A personagem, escapando às análises filosóficas desse narrador, resta inexplicada e inacessível à lógica positivista. Ao nosso ver, a vida de José Matias, que dispensa a verossimilhança e a veracidade, está a serviço de uma sátira, de viés cético, da filosofia doutrinária. Sob a plataforma literária, o conto versa sobre um tipo de especulação desprendida, que não precisa de conclusões e se contenta com o paradoxal.
Referências
SANTOS, Leonel Ribeiro dos. Eça de Queirós e a Filosofia, ou o artista enquanto pensador. In: Melancolia e Apocalipse, Estudos sobre o pensamento português e brasileiro. Lisboa: IN-CM, 2008.
SCHACHT, Pedro. Filósofos de trazer por casa – Cenários de apropriação da Filosofia em Almeida Garrett, Eça de Queirós e Machado de Assis. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
RITA, Annabela. Relendo Eça: “José Matias” mais uma vez. In: 150 ANOS COM EÇA DE QUEIRÓS/ ANAIS DO III ENCONTRO INTERNACIONAL DE QUEIROSIANOS, 1995, São Paulo. Anais... São Paulo: FFLCH/ USP, 1995. p. 79-82.
REAL, Miguel. O último Eça. Lisboa: QUIDNOVI, 2006.
QUEIRÓS, Eça de. José Matias. In: QUEIRÓS, Eça de. Contos I. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009; p. 363-384.
KRAUSE, Gustavo Bernardo. A ficção cética. São Paulo: Annablume, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.