“Língua Francesa no Brasil: perspectivas para o ensino, pesquisa e formação docente”

Autores

  • Heloísa Albuquerque-Costa Universidade de São Paulo
  • Claire Parot de Sousa Universidade Federal da Bahia
  • Rita de Cássia Gomes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.514

Resumo

Apresentação do Dossiê “Língua Francesa no Brasil: perspectivas para o ensino, pesquisa e formação docente”

Referências

AMOSSY, Ruth. Les ide?es rec?ues : se?miologie du ste?re?otype. Paris : Nathan. 1991.

BEACCO, Jean-Claude. Les dimensions culturelles des enseignements de langues. Paris: Hachette, 2000.

BEACCO, Jean-Claude. L’altérité en classe de langue. Pour une méthodologie éducative. Paris: Les Éditions Didier, 2018.

BLANCHET, Philippe. L’approche interculturelle comme principe didactique et pédagogique structurant dans l’enseignement/apprentissage de la pluralité linguistique. In DÍAZ, Maria Olga ; BLANCHET, Philippe. (orgs.) Pluralité linguistique et approches interculturelles. Synergie Chile no 3, GERFLINT/Institut Franco-Chilien, p. 21-27, 2007. Disponível em : <http://gerflint.fr/Base/chili3/blanchet.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2022.

BRAMMERTS, H. Principes et objectifs. In: HELMLING, Brigitte. L’apprentissage autonome des langues en tandem. Paris: Didier, 2005.

BRAMMERTS, H. et al. Introduction. In: HELMLING, Brigitte. L’apprentissage autonome des langues en tandem. Paris: Didier, 2005.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Fábio Delano Carneiro Vidal, Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo, Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues, Fatiha Dechicha Parahyba, Juliana Alves Assis e Celso Fraga da Fonseca. Fortaleza: Parole et vie, 2022 [2023].

BYRAM, Michael. L’éducation interculturelle: projet et procédures. In BEACCO, Jean-Claude ; COSTE, Daniel (org.) L’éducation plurilingue et interculturelle. La perspective du Conseil de l’Europe. Paris: Les Éditions Didier, 2017.

CARRETTE, E. 2001. « Mieux apprendre à comprendre l’oral en langue étrangère ».In CARTON, F. Le Français dans le Monde. Recherches et applications. Janvier 2001, pp.128-132). Paris : CLE International.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Paris: Didier, 2001.

CORNAIRE, C. La compréhension orale. Paris : CLE International, 1998

COSTE, Daniel; MOORE, Danièle; ZARATE, Geneviève. Compétence culturelle et pluriculturelle. Conseil de l’Europe, Division de Politiques Linguistiques, Strasbourg, 2009.

CRISTOVÃO, Maria Lucia Claro. A imagem nos livros didáticos de Francês Língua Estrageira: funções, preconizações, possibilidades. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-06102015-144619/. Acesso em: 30 jul. 2024.

DE CARLO, Maddalena. L'interculturel. Paris: CLE International, 1998.

DEFAYS, J. Enseigner le français – Langue étrangère et seconde. Approche humaniste de la didactique des langues et des cultures. Wavre, Belgique: Mardaga, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

KRAMSCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana, São Paulo, 12 (3): 134-152, Set./Dez. 2017.

KRESS, Gunther, VAN LEEUWEN, Theo R. Reading Images: The Grammar of visual design. New York: Routledge, 2006.

LHOTE, E. Pour une didactologie de l'oralité. Éla: Études de linguistique appliquée, v. 3-4, n. 123-124, p. 445-453, 2001. DOI: https://dx.doi.org/10.3917/ela.123.0445.

MACHADO, Anna Rachel. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professor: primeiro olhar. Scripta, v. 6, n. 11, p. 41, 28 out. 2002. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12448/9763 . Acesso em: 10 abr. de 2024

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. São Paulo: Papirus, 2018.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez; 2003.

NONATO, S. Metodologia de ensino de língua portuguesa na formação docente: incursão em um corpus de manuais pedagógicos. In: Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. 01-23, 2019.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil: repressão e resistência linguística. Synergies, Brésil, número 7, p.19-26, 2009.

OREFICE JUNIOR, A. O ensino do FOS no curso de Relações Internacionais na USP: um olhar para as ações de ensino e de autoria do professor de francês. In: Org. ALBUQUERQUE-COSTA, H. FOS e FOU na Universidade de São Paulo. Articulação entre Formação, Ensino e Pesquisa. São Paulo: Editora Pontes, 2022, p. 37-63.

OXFORD, R. Research update on teaching L2 listening. System, Tuscaloosa, v. 21, 2. ed., p. 205-211, mai. 1993. DOI: https://doi.org/10.1016/0346-251X(93)90042-F

PERRENOUD, P. Développer la pratique réflexive dans le métier d’enseignant. Paris: ESF, 2012.

PIETRAROIA, C.M.C. Um novo docente para as novas demandas de aprendizagem do francês? In: PIETRAROIA, C.M.C; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Ensino de língua francesa em contexto(s). Série Enjeu, vol. 1, São Paulo : Paulistana/Capes, 2013, p.11-35.

SALOMÃO, A. C. B. et al. A aprendizagem colaborativa em Tandem: um olhar sobre seus princípios. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes, FAPESP, 2009.

SOUZA, R. A. Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 2, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/fHDWzF8JzsZXSFqtqVvMkYL/?lang=pt. Acesso em 24/06/2024.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes, FAPESP, 2009.

ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, T; ZOLIN, L.O. (Org). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009. 327-336 p.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Albuquerque-Costa, H., Parot de Sousa, C., & Gomes, R. de C. (2024). “Língua Francesa no Brasil: perspectivas para o ensino, pesquisa e formação docente”. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(2). https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.514