Identidade e diferença em narrativas de professores de inglês em formação

Autores

  • Maria Augusta de Matos Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angelo Augusto Peixoto Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andrea Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-3190-7329

Palavras-chave:

identidade, diferença, formação de professores de inglês, letramento crítico

Resumo

Para Bruner (2002), narrativas estão estreitamente ligadas à construção das identidades. Dessa maneira, por meio das narrativas, os indivíduos, ao relatarem suas práticas sociais, constroem suas identidades e a dos outros. Segundo Silva (2008), a relação entre a produção social da identidade e da diferença é “resultado de atos de criação linguística” (p. 76), ou seja, as identidades são construídas por meio da linguagem. Logo, a construção de identidades por meio de narrativas se entrelaça, também, ao uso social da linguagem. A formação crítica é inescapável ao ensino da língua e também se aplica à formação de professores. Ao envolver os alunos em diálogos que os ajudem a desenvolver consciência crítica, o professor os torna eticamente mais comprometidos com a transformação social (MATTOS, 2014). No presente trabalho pretendemos discutir questões de identidade e diferença presentes em narrativas de professores em formação ingressantes no curso de Letras-Inglês de uma grande universidade. As narrativas foram geradas por meio do que chamamos de double-entry journals (TILLYER, 1998) em uma disciplina introdutória da graduação em língua inglesa. Por meio de uma análise qualitativa, buscamos entender como os participantes produzem e evocam sua identidade e diferença no contexto de aprendizagem de inglês e formação pré-serviço.

Biografia do Autor

Maria Augusta de Matos Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Inglês, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, bolsista CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Angelo Augusto Peixoto Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduado em Letras-Inglês, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Andrea Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em Estudos Linguísticos, Professora Adjunta da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG e Pesquisadora Nível Pq2 do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Processo n. 312405/2017-0). Atualmente é Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. E-mail: andreamattos@ufmg.br.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Cruz, M. A. de M., Coutinho, A. A. P., & Mattos, A. M. de A. (2018). Identidade e diferença em narrativas de professores de inglês em formação. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 116–135. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/72