A educação continuada de professores de língua inglesa como espaço-experiência de (transformação) (re)significação identitária

A LÍNGUA ENSINADA-APRENDIDA

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela de Oliveira Campos UFMG
  • Sarah Linhares Oliveira

Palavras-chave:

educação continuada, ensino-aprendizagem de LI, Identidade, Experiência

Resumo

Considerando a educação continuada (EC) como espaço de (trans)formação, ressignificação e, por conseguinte, reposicionamento do sujeito – tanto em relação a sua prática, quanto em suas relações sociais –, este trabalho propõe uma análise dos efeitos de sentido mobilizados, a partir da participação de professores de língua inglesa em aulas de inglês desenvolvidas e ministradas por duas bolsistas americanas (Capes/Fulbright- English American Assistants), em um dos módulos de um projeto de EC promovido pela Universidade Federal X. Os dados foram obtidos com um questionário aberto, e analisados por meio das ressonâncias discursivas propostas por Serrani-Infante (2001). Os resultados apontam para a EC como espaço dentro do qual emergem experiências de deslocamentos identitários e de (trans)formações no dizer-fazer do professor de inglês, a partir da língua que ensina/aprende e de sua relação com outro a sua volta.

Referências

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Reis, V. da S., Campos, I. de O., & Oliveira, S. L. (2018). A educação continuada de professores de língua inglesa como espaço-experiência de (transformação) (re)significação identitária: A LÍNGUA ENSINADA-APRENDIDA. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 32–50. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/83