Estudos Linguísticos - Linguística Aplicada: chamada para publicação no volume 20, n.01, jan./jun. 2020

2019-12-17

A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 20 , n.1 – jan/jul. 2020, destinado a Linguística Aplicada. Esse número terá como foco o dossiê “Perspectivas críticas e decoloniais na formação de professores de línguas: avanços e desafios”

Nos tempos atuais, com o acirramento do processo de globalização e de internacionalização crítica, presencia-se uma alteração substantiva no panorama social, cultural e linguístico mundial (Blommaert; Rampton, 2011). Nesse cenário, evidencia-se, no Brasil e nos países da América Latina, um crescimento significativo de escolas bilíngues e internacionais que têm duas ou mais línguas de instrução. Dentre as propostas de educação bilíngue que encontramos em contexto brasileiro e latino-americano, destacam-se: a educação bilíngue indígena, a educação bilíngue em contextos de imigração, a educação bilíngue para a comunidade surda, a educação bilíngue de línguas de prestígio e a educação bilíngue em contextos de fronteira (Megale, 2019; Liberali; Megale, 2011). Somando-se a isso, assistimos a um fluxo intenso de imigrantes que adentram o cenário nacional e latino-americano (Silva e Torres, 2013; Amado, 2011), o que tem provocado uma expansão ainda maior do multilinguismo brasileiro e latino-americano. Com isso, o ensino de português como segunda língua e/ou língua adicional e de outras línguas também ganha destaque nestes cenários na atualidade. No entanto, o número de pesquisas que forneçam subsídios para que se tenha uma melhor compreensão do perfil de educadores e da formação mais adequada dos profissionais que atuam em contextos multi/bilíngues é, ainda, muito escassa. Este dossiê tem como objetivo, ao focalizar temas que perpassam o fazer pedagógico do educador que atua nesses contextos, contribuir para aumentar a compreensão acerca de aspectos importantes que caracterizam esse profissional, e, consequentemente, sobre quais são os parâmetros que devem orientar a sua formação para a docência nessas instituições sob uma perspectiva crítica e decolonial (Silva e Jordão, 2020; Fogaça, Silva e Halu, 2020; Pennycook e Makoni, 2019; Pessoa, Silvestre e Monte-Mór, 2018; Pennycook, 2018; Takaki e Maciel, 2017; Pennycook and Makoni, 2014; Freire, 1970).

Editor responsável pelo dossiê: prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (Universidade de Brasília/ Penn State University)

Prazo para submissão: 30 abr. 2020