O ensino e aprendizagem de línguas em contextos plurilingues: políticas e estratégias didáctico-metodológicas para o ensino bilingue em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.165Palavras-chave:
Bilinguismo e plurilinguismoResumo
Resumo: À luz de Vygotsky (1962), Hymes (1970, 1972) e Heugh (2011), o estudo analisa e descreve os fenómenos linguísticos e extralinguísticos envolvidos no PEA de línguas em contextos plurilingues. São apresentadas práticas e políticas sobre línguas, estratégias e perspectivas didáctico-metodológicas a serem observadas durante o ensino das línguas bantu como L1 e do Português como L2 em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa exploratória que, à luz da perspectiva analítica, se cingiu tanto na pesquisa bibliográfica, como na abordagem interdisciplinar, porque foi desenvolvida com base num vasto referencial teórico que incide sobre a prática educativa escolar, ensino e aprendizagem de línguas. Os resultados mostram que no que refere ao ensino bilingue, Moçambique deve adoptar o modelo de manutenção, visto que este promove o património sociocultural e linguístico do aluno. Este modelo de ensino de línguas deve estar voltado ao desenvolvimento de competências do aluno e as actividades devem ser variadas em função dos objectivos e conteúdos pedagógicos específicos. Conclui-se ainda que o ensino de línguas em contextos plurilingues requer algum equilíbrio, num processo em que os objectivos do ensino não são definidos considerando-se apenas os conteúdos de aprendizagem, mas enfatizar-se um conjunto de habilidades que o aluno tem de desenvolver.
Palavras-chave: Ensino de línguas, contextos plurilingues, ensino bilingue, perspectivas didáctico-metodológicas.
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