Encenação discursiva no instagram:

análise do ethos político do prefeito de Belo Horizonte na pandemia

Autores

  • Flávia Pereira Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Giani David Silva
  • Leila Marli de Lima Caeiro Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Posling) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.243

Palavras-chave:

ethos discursivo, pandemia, Alexandre Kalil, discurso político

Resumo

O objetivo do artigo é perceber por meio das redes sociais, mais especificamente do Instagram, como se deu o processo de construção da imagem e encenação discursiva do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), na pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A plataforma virtual foi uma das escolhidas para apresentar à população as medidas tomadas pela prefeitura no combate ao vírus. É outro formato possível e outra linguagem necessária para comunicar diretamente com a população, sem entremeios, sem o uso da grande mídia. O espaço institucional é invadido pela câmera do notebook ou do celular e as ideias, os planos e as ações do prefeito são apresentados aos seguidores e interessados pelo conteúdo. Esse processo de circulação de vídeos produzidos por políticos nas redes sociais faz-se objeto instigante de análise. Assim, tendo como base a teoria Semiolinguística, buscaremos analisar por meio do ethos discursivo e das visadas as estratégias discursivas, os efeitos de sentido possíveis e entender essa nova dimensão do discurso político para, de certa forma, conquistar a opinião pública. Em um jogo de apresentações, representações e manipulações, o ator político nos conduz em seu discurso a refletir sobre a relação entre a ciência e a política na pandemia.

Referências

Ministério da Saúde. Covid-19: Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Disponível em: https://bit.ly/3mZrS6P Acesso em: 08 dez. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político.Tradução Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013.

CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. Tradução ngela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. “O discurso propagandista: uma tipologia”. in Machado, Ida Lúcia & Mello, Renato. Análises do Discurso Hoje, vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna) 2010, p.57-78, 2010., 2010

Ministério da Saúde. Covid-19: Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Disponível em: https://bit.ly/3mZrS6P Acesso em: 08 dez. 2020.

PIRES, Breiller. Alexandre Kalil: “Politizou a coisa. Fica parecendo que quem não quer morrer é comunista”. El Pais, 17 de maio de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3caj1wD . Acesso em: 20 de outubro de 2020.

PLANALTO. Pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, em Cadeia de Rádio e Televisão, em 24/03/2020. Disponível em: https://bit.ly/3anv60v Acesso em: 16 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

Pereira Dias, F., David Silva, G., & Marli de Lima Caeiro, L. (2021). Encenação discursiva no instagram:: análise do ethos político do prefeito de Belo Horizonte na pandemia. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 21(01), 156-180. https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.243