Efeitos de sentido e silenciamento no ‘Feliz Dia dos Pais’ do governo Bolsonaro
Palavras-chave:
Discurso bolsonarista, dia dos pais, efeitos de sentido, silenciamentoResumo
Este artigo tem o propósito de mostrar como o discurso propagandista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro convocava imaginários e visava efeitos de sentido que difundiam valores morais com os quais aquela gestão se identificava. Com a análise de um post sobre o Dia dos Pais, publicado no Twitter, em agosto de 2020, na página oficial do Palácio do Planalto, a intenção é verificar, sob a ótica de conceitos da análise do discurso, por meio da teoria semiolinguística e da perspectiva teórica sobre o silenciamento discursivo, de que maneira o discurso oficial do Poder Executivo alimentou polêmicas para acirrar polarizações e também silenciar formações discursivas que divergiam da visão de mundo bolsonarista.
Referências
BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
CHARAUDEAU, P. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; EMEDIATO, W. (org.) Análises do Discurso Hoje - vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 11-29.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2004. p. 13-41.
CHARAUDEAU, P. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2006.
CHARAUDEAU, P. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, Rio de Janeiro, n. 10, p. 10-23, 2011.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2012.
DEBRAY, R. Curso de midiologia geral. Petrópolis: Vozes, 1993.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
MARADEI, A. Twitter como esfera pública em momentos de protesto: estudo da comunicação pela rede social nos movimentos de 2013, 2015 e 2016 no Brasil, 2018. 244 p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.