Literatura surda: uma abordagem linguístico-literária

Autores

  • Jessica Kwan Wah Mak Universidade Federal de São Paulo
  • Marina Verniano Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Libras, literatura surda, literatura infantil surda, educação bilíngue, SignWriting

Resumo

A literatura surda é recente e ainda é um tema pouco explorado em âmbito acadêmico. Com o intuito de contribuir com as discussões já existentes acerca dela (KARNOPP, 2006, 2008, 2010 ; NICHOLS, 2016; QUADROS, 1999, 2004, 2019), este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de produção literária destinadas à comunidade surda através de um viés linguístico-literário. A partir da análise linguística e literária de algumas obras da Literatura Infantil Surda (LIS) e da Literatura Surda Adulta,  propomos que as produções literárias surdas devem ser escritas em SignWriting (versão escrita de línguas de sinais) e em língua portuguesa, uma vez que os surdos vivem naturalmente em um ambiente bilíngue (KARNOPP, 2008), e que produções nesse formato geram uma série de benefícios como a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas e proporcionar a integração entre surdos e ouvintes; a melhora do desenvolvimento cognitivo de seus leitores (FINGER; BRENTANO; FONTES, 2018); a facilidade na contação de histórias em libras; e a facilidade no processo de alfabetização do surdo.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Kwan Wah Mak, J., & Verniano, M. (2023). Literatura surda: uma abordagem linguístico-literária. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 180–200. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/386