Literatura surda: uma abordagem linguístico-literária

Authors

  • Jessica Kwan Wah Mak Universidade Federal de São Paulo
  • Marina Verniano Universidade Federal de Viçosa

Keywords:

Libras, literatura surda, literatura infantil surda, educação bilíngue, SignWriting

Abstract

A literatura surda é recente e ainda é um tema pouco explorado em âmbito acadêmico. Com o intuito de contribuir com as discussões já existentes acerca dela (KARNOPP, 2006, 2008, 2010 ; NICHOLS, 2016; QUADROS, 1999, 2004, 2019), este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de produção literária destinadas à comunidade surda através de um viés linguístico-literário. A partir da análise linguística e literária de algumas obras da Literatura Infantil Surda (LIS) e da Literatura Surda Adulta,  propomos que as produções literárias surdas devem ser escritas em SignWriting (versão escrita de línguas de sinais) e em língua portuguesa, uma vez que os surdos vivem naturalmente em um ambiente bilíngue (KARNOPP, 2008), e que produções nesse formato geram uma série de benefícios como a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas e proporcionar a integração entre surdos e ouvintes; a melhora do desenvolvimento cognitivo de seus leitores (FINGER; BRENTANO; FONTES, 2018); a facilidade na contação de histórias em libras; e a facilidade no processo de alfabetização do surdo.

References

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 5 mai. 2023.c

CANDIDO, A. Direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. p. 169-191.

DIDÓ, A. Poesia para surdo ler. Rio Grande do Sul: Conceito, 2022.

EVANGELISTA, K. L. SER. 2018.

FERREIRA BRITO, L. Uma abordagem fonológica dos sinais da LSCB. Espaço: Informativo Técnico-Científico do INES. Rio de Janeiro, v. 1, no 1, p.20-43, 1990, ISSN 1990-2019.

FINGER; I.; BRENTANO, L.; FONTES, A.. Neurociências, Psicolinguística e aprendizagem de línguas adicionais: um diálogo necessário no contexto da Educação do século 21. In: MAIA, Marcos (org.). Psicolinguística e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

GAVA, A.. Breves considerações sobre a literatura surda. Acta Semiotica et Lingvistica. v. 20, n. 2, Cuiabá, 2015.

GESSER, A.. LIBRAS? Que língua é essa? São Paulo: Parábola Editorial, 2009

HONORA, M. Família sol, lá, si. São Paulo: Ciranda Cultural, 2011.

HONORA, M.; FRIZANCO, M. Coleção contos clássicos em libras. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

KARNOPP, L. Literatura Surda. ETD Educação temática Digital, Campinas. V. 7, n. 2, p. 98-109, 2006.

KARNOPP, L. Literatura Surda. UFSC: Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância, 2008.

KARNOPP, L. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. 2010. Disponível em: < http://www2.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n36/07.pdf>. Acesso em: 5 mai. 2023.

KARNOPP, L,; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. (orgs.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora ULBRA, 2013.

KARNOPP, L.; ROSA, F. Adão e Eva. Canoas: Editora ULBRA, 2005.

KARNOPP, L.; ROSA, F. Patinho Surdo. Canoas: Editora ULBRA, 2005.

KUCHENBECKER, L. G. O Feijãozinho Surdo. Canoas: Editora ULBRA, 2009.

Libras. Disponível em <https://www.libras.com.br/>. Acesso em 25 mai. 2023.

LENCINE, S. Coleção Pedacinho do Céu. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

MAIA, J. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.

MARCELINO, M. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio, v. XIX: 1-22, 2009.

NICHOLS, G. A literatura surda além da língua de sinais. 2016. 184 f.. Dissertação de mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PAULA, L. S. B. Óculos de ouvido. São Paulo: Editora RHJ, 2009.

QUADROS, R. LIBRAS. São Paulo: Editora Parábola, 2019.

QUADROS, R. Um capítulo da história do SignWriting. 1999.

QUADROS, R; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

REIS, B.; SEGALA, S. ABC em LIBRAS. São Paulo: Panda Books, 2016.

SILVEIRA, C.; KARNOPP, L.; ROSA, F. Cinderela Surda. Canoas: Editora ULBRA, 2003.

SILVEIRA, C.; KARNOPP, L.; ROSA, F. Rapunzel Surda. Canoas: Editora ULBRA, 2003.

SUTTON-SPENCE, R.. Literatura em libras. Petrópolis, RJ. Editora Arara Azul, 2021.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016.

VERNIANO, M. Aquisição de existenciais em contexto de educação bilíngue português-inglês. 2022. 131 f. Dissertação de mestrado - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.

Published

2023-12-29

How to Cite

Kwan Wah Mak, J., & Verniano, M. (2023). Literatura surda: uma abordagem linguístico-literária. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 180–200. Retrieved from https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/386