O papel da cultura e das emoções no ensino-aprendizagem de línguas
reflexões de uma experiência in Tandem
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.407Palavras-chave:
Emoções, Cultura, Ensino-aprendizagem de línguas.Resumo
Tendo como contexto um intercâmbio linguístico e cultural entre estudantes de duas Universidades, uma brasileira e outra dos Estados Unidos da América, numa abordagem de ensino-aprendizagem in-tandem, este trabalho tem como objetivo discutir o papel das emoções e dos aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas registrados em diários. Para isso, inicialmente faz-se um breve histórico de experiências in-tandem semelhantes, tendo como base discussões de Koh et. al. (2020) e Telles e Vassallo (2006). Posteriormente, discute-se sobre o papel das emoções no ensino-aprendizagem de línguas, a partir de Aragão (2005; 2008), Arcanjo (2019), Avelino (2019), Silva e Barcelos (2021). Somam-se considerações sobre os aspectos culturais presentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas, conforme Kramsch (2017), Dias (2019), Moretti e Salomão (2019). Assim, são analisadas, sob o viés autoetnográfico, as narrativas reflexivas do diário do professor-pesquisador, seguindo-se concepções de Liberali (1999), Barcelos (2020) e Mello (2020). Os resultados revelam que as emoções podem conduzir as atitudes e ações do professor e do aprendiz de línguas, e que os aspectos culturais se manifestam naturalmente em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas dessa natureza.
Referências
ANDRADE, F. L. C. D.; ALMEIDA, P. V. Diários reflexivos: um instrumento relevante no processo de transformação e desenvolvimento profissional do docente. Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 7, ed. 12, p. 94-106, 2018.
ARAGÃO, R. C. A dimensão afetiva no ensino e na aprendizagem de L2. MAGALHÃES, J. S de.; TRAVAGLIA, L. C. Múltiplas perspectivas em Linguística, Uberlândia, EDUFU, p. 2655-2662, 2008.
ARAGÃO, R. C. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 295-320, 2008.
ARAGÃO, R. C. Cognição, emoção e reflexão na sala de aula: por uma abordagem sistêmica do ensino/aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 2, p. 101-120, 2005.
ARAGÃO, R. C.; CAJAZEIRA, R. V. EMOÇÕES, CRENÇAS E IDENTIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 16, n. 2, p. 109-133, 2017.
ARCANJO, S. A relação entre motivação e emoções de uma professora de inglês em formação inicial e de seus alunos. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2019.
AVELINO, L. B. O conhecimento tácito e os impeditivos emocionais no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Psicologia) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
BARCELOS, A. M. F. Compreendendo a pesquisa (de) narrativa. In: GOMES JUNIOR, R. C.. Pesquisa Narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 17-37. ISBN 978-65-88285-57-2. Disponível em: <https://www.pimentacultural.com/livro/pesquisa-narrativa.> Acesso em: 25 set. 2021.
BOSCH, V. LÍNGUA E CULTURA NO ENSINO DE PLE: VISÕES DE PROFESSORES DO CELIN – UFPR A PARTIR DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - UFPR, Curitiba, 2015.
CAMPOS, B. S. Teletandem e estratégias de aprendizagem: um estudo à luz da teoria da complexidade. 2023. Tese de Doutorado (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2023. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/244065.> Acesso em: 9 ago. 2023.
DIAS, N. A. A. Histórias de formação de professores de língua estrangeira em contexto de Tandem. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
DORNELLES, C; IRALA, V. B. O Diário de Formação em um Programa de Iniciação à Docência: imaginários e dilemas dos escreventes. In: Reichmann, C. (Org.). Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer-(se). 1 ed. Campinas: Pontes, p. 17-38, 2013.
KOH, T. et al. Are Tandem Classrooms Effective in Developing Intercultural Communicative Competence?. The New Educational Review, v. 61, p. 87-96, 2020.
KRAMSCH, C. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 134-152, 2017.
LIBERALI, F. C.. O DIÁRIO COMO FERRAMENTA PARA A REFLEXÃO CRÍTICA. 1999. 166 p. Tese (Doutorado Linguística Aplicada) - PUC SP, São Paulo, 1999.
MELLO, D. Pesquisa narrativa e formação de professores. In: GOMES JUNIOR, R. C. Pesquisa Narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 38-61. ISBN 978-65-88285-57-2. Disponível em: <https://www.pimentacultural.com/livro/pesquisa-narrativa.> Acesso em: 25 set. 2021.
MORETTI, G.; SALOMÃO, A. C. B. Os componentes culturais nas interações do Teletandem: teorias e reflexões. EntreLínguas, Araraquara, v. 5, n. 2, p. 378-393, jul./dez. 2019.
ROCHA, N. A. ; GILENO, R. S. da Silveira. Ensino e aprendizagem de português língua estrangeira (PLE): repensando o contexto de imersão. EntreLínguas, Araraquara, v. 1, ed. 2, p. 237-254, 2015.
ROMERO, T. R. S. Narrativas e as identidades do docente de línguas. In: GOMES JUNIOR, R. C. Pesquisa Narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 17-37. ISBN 978-65-88285-57-2. Disponível em: <https://www.pimentacultural.com/livro/pesquisa-narrativa.> Acesso em: 25 set. 2021.
SANTOS, L. C. O. A competência intercultural no meu processo de aprendizagem de língua espanhola na Colômbia. In: ROMERO, T. R. S. O professor de línguas no mundo e o mundo no professor. São Paulo: Pimenta Cuultural. p. 68-94. ISBN 9786559394357.2022. Disponível em: <https://www.pimentacultural.com/livro/professor-mundo.> Acesso em: 9 ago. 2023.
SANTOS, S. M. A. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Plural: Revista de Ciências Sociais, v. 24, n. 1, p. 214-241, 2017.
SILVA, J. B. M.; BARCELOS, A. M. F. DESVELANDO A PAIXÃO PELO ENSINO DE PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL. Revista X, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 381-408, 2021
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. FOREIGN LANGUAGE LEARNING IN-TANDEM: TELETANDEM AS AN ALTERNATIVE PROPOSAL IN CALLT1 Aprendizagem de Línguas In-Tandem: Teletandem como uma Proposta Alternativa em CALLT. the ESPecialist, v. 27, n. 2, 2006.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 8(2), 341-381, 2008.
VYGOTSKY, Lev S. The History of the Development of Higher Mental Functions. The Collected Works. N. York: Plenun Press, vol. 4, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.