Desejos, emoções e identidades: o uso da ferramenta multimodal do Jamboard na construção de narrativas linguísticas de aprendizes de inglês em aulas online de línguas

Autores

  • Liane von Mühlen Universidade Federal do Paraná
  • Denise Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.412

Palavras-chave:

Educação linguística, Narrativas, Desejos, Emoções, Identidades

Resumo

A construção de narrativas de tem se apresentado como uma prática cada vez mais relevante no ensino-aprendizagem de línguas. Com o objetivo de investigar desejos, emoções e identidades de aprendizes de língua inglesa, esta pesquisa se desenvolveu na perspectiva de narrativas enquanto histórias de vida (NÓVOA, 1995) que nos permitem a compreensão destas enquanto vivências das pessoas, estando intrinsecamente conectadas aos contextos nos quais elas estão inseridas, bem como as relações em contextos sociais diversos (WEEDON, 2004; DE FINA, 2015; FIVUSH; BOOKER; GRACI, 2017). Na pesquisa foram utilizadas as narrativas linguísticas produzidas por duas estudantes nas aulas de língua inglesa em um curso de língua, no decorrer do ano de 2021, utilizando a ferramenta multimodal Jamboard. A partir das apresentações das narrativas feitas pelas aprendizes, foi feita a análise de conteúdo das apresentações. Em termos de resultados, as apresentações nas narrativas linguísticas evidenciaram os desejos, emoções e identidades das aprendizes (HALL, 1990; WEEKS, 1990; NORTON, 2013; AHMED, 2014; BARCELOS, 2015) relacionadas às experiências prévias na aprendizagem de línguas, aos papéis das relações familiares nos aspectos linguísticos, assim como as relações entre docentes e discentes. 

Palavras-chave: Educação linguística, Narrativas,  Emoções

Referências

AHMED, S. The Cultural Politics of Emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.

BAMBERG, M.; DE FINA, A.; SCHIFFRIN, D. Selves and Identities in Narrative and Discourse. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 2007.

BARCELOS, A. M. F. Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning and Teaching. Department of English Studies, Faculty of Pedagogy and Fine Arts, Adam Mickiewicz University, Kalisz SSLLT 5 (2). 2015, pp. 301-325.

BENESCH, S. Considering emotions in critical English language teaching: Theories and Praxis. New York: Routledge, 2012.

CANAGARAJAH, A.S. Reconstructing Local Knowledge, Reconfiguring Language Studies. In: CANAGARAJAH, A.S. (ed.). Reclaiming the Local in Language Policy and Practice. New York: Routledge, 2004, pp. 3-24.

DE FINA, A. Narrative and Identities. In: The Handbook of Narrative Analysis. Chichester/West Sussex/Malden. Wiley Blackwell, 2015, pp. 351-368.

DINIZ DE FIGUEIREDO, E.H.; MARTINEZ, J. The Locus of Enunciation as a Way to Confront Epistemological Racism and Decolonize Scholarly Knowledge. Applied Linguistics, Volume 42, 2019, pp 355–359.

FIVUSH, R.; BOOKER, J.A.; GRACI, M. E. Ongoing Narrative Meaning-Making Within Events and Across the Life Span. Imagination, Cognition and Personality: Consciousness in Theory, Research, and Clinical Practice 2017, Vol. 37(2), pp. 127–152.

FREEMAN, M. Narrative as a Mode of Understanding: Method, Theory, Praxis. In: DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. The Handbook of Narrative Analysis. Chichester/West Sussex/Malden. Wiley Blackwell, 2015, pp. 21-37.

GARCÍA, O. WEI, L. Translanguaging: language, bilingualism and education. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

GROSFOGUEL, R. The epistemic decolonial turn: Beyond political-economy paradigms. Cultural Studies 21, 2007, pp. 211–223.

HALL, S. Cultural Identity and Diaspora. In: RUTHERFORD, J. (ed.). Identity, Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, 1990, pp. 222–237.

KOVEN, M. Narrative and Cultural Identities: Performing and Aligning with Figures of Personhood. DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. The Handbook of Narrative Analysis. Chichester/West Sussex/Malden. Willey Blackwell, 2015, pp. 388-407.

NORTON, B. Identity and language learning. New York: Multilingual Matters: 2013.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

PENNYCOOK, A. MAKONI, S. Introduction: Gazing from the South. In: PENNYCOOK, A. MAKONI, S. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. London: Routledge, 2019, pp.1-18.

RIESSMAN, C. K. Entering the Hall of Mirrors Reflexivity and Narrative Research. In: DE FINA, A.; GEORGAKOPOULOU, A. The Handbook of Narrative Analysis. Chichester/West Sussex/Malden. Wiley Blackwell, 2015, pp. 219-238.

SCHIFFRIN, D. From linguistic reference to social reality. In: DE FINA, A.; SCHIFFRIN, D.; BAMBERG, M. (eds). Discourse and Identity. New York: Cambridge University Press, 2006, pp. 103-134.

SOLOMON, R. On the passivity of the passions. In: MANSTED, A.S.R.; FRIJDA, N.; FISCHER, A. (Eds.). Feelings and emotions: The Amsterdam Symposium. Cambridge: Cambridge University Press: 2004, pp. 11-29.

WEEDON, C. Identity and Culture. New York: Open University Press McGraw-Hill Education McGraw-Hill House, 2004.

WEEKS, J. The Value of Difference. In: RUTHERFORD, J. (ed.). Identity, Community, Culture, Difference. London: Lawrence and Wishart, 1990, pp. 88–100.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

von Mühlen, L., & Kluge, D. C. (2024). Desejos, emoções e identidades: o uso da ferramenta multimodal do Jamboard na construção de narrativas linguísticas de aprendizes de inglês em aulas online de línguas. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 142–166. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.412