“Ninguém saiu o mesmo”: relatos sobre o bem-estar de professores de línguas em formação inicial e continuada na oficina "Dare to care"

Autores

  • Larissa Dantas Rodrigues Borges Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.417

Palavras-chave:

bem-estar, experiências de transformação, formação de professores de línguas

Resumo

Este artigo explora as percepções e as experiências de dez professores de línguas em formação inicial e continuada em relação ao bem-estar em uma oficina chamada “Dare to Care”. A oficina visava aumentar a conscientização dos participantes sobre a importância do bem-estar, fornecendo um espaço seguro para compartilhar, refletir e praticar exercícios de bem-estar de maneira colaborativa. Criada pelo grupo de pesquisa CARE, a oficina de 20 horas consistiu em encontros semanais centrados nos cinco aspectos do modelo PERMA – emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização – relacionando esses temas com as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais dos participantes. Os dados foram gerados por meio de um questionário aberto respondido após cada encontro e de uma apresentação realizada pelos participantes ao final da oficina. Os dados foram analisados seguindo os procedimentos de análise de conteúdo, com objetivo de identificar as experiências de mudança dos participantes relacionadas ao seu bem-estar. Os resultados sugerem que a oficina teve um impacto positivo na vida dos participantes, levando a mudanças inspiradoras em termos de autocuidado, empatia em relação aos alunos e colegas, regulação emocional, autoconhecimento de suas forças de caráter e empoderamento para adotar novos comportamentos. As implicações para a formação de professores serão discutidas.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Borges, L. D. R. (2024). “Ninguém saiu o mesmo”: relatos sobre o bem-estar de professores de línguas em formação inicial e continuada na oficina "Dare to care". Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 31–54. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.417