O ensino da compreensão oral em contexto universitário:

implicações para a formação inicial de professores de língua francesa por meio de gêneros orais

Autores

  • Hyanna Medeiros Universidade de São Paulo
  • Larissa Ferreira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.457

Palavras-chave:

formação inicial de professores, compreensão oral, língua francesa, universidade, gêneros orais

Resumo

No cenário brasileiro de pesquisas, notamos uma necessidade científica e didática para uma contínua discussão sobre os gêneros de textos como instrumentos na aula de língua estrangeira, sobretudo, quanto ao francês. Diante dessa conjuntura macro e pensando, especificamente, na compreensão oral em língua francesa, este trabalho tem como objetivo situar-se no espaço de reflexões sobre o ensino da compreensão oral em francês com objetivo universitário (FOU), pelo viés dos gêneros. Para isso, discutimos sobre a internacionalização e o seu papel na instauração desse campo no estudo das línguas e na formação inicial de professores. Dialogamos com Bronckart (2022[2023]), Machado (2002) para falar de gêneros e formação de professores; partimos de uma conceitualização da escuta e compreensão oral (Lhote, 1995; Carrette, 2001) para abordar o trabalho de exploração de documentos orais por meios de estratégias (Oxford, 1993; Cornaire, 1998)  quanto ao ensino de FOU trazemos Mangiante e Parpette (2011). Sob os moldes de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, analisamos os processos de concepção e de elaboração de materiais didáticos, no nível do trabalho prescrito e real e, como resultados, apontamos para a necessidade de alinharmos conhecimentos pontuais, disciplinares e comuns, sobre a escuta e as práticas sociais que se estabelecem nessa modalidade.

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Medeiros, H., & Ferreira Rodrigues, L. (2024). O ensino da compreensão oral em contexto universitário:: implicações para a formação inicial de professores de língua francesa por meio de gêneros orais. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(2), 22–44. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.457