O ensino da compreensão oral em contexto universitário:
implicações para a formação inicial de professores de língua francesa por meio de gêneros orais
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.457Keywords:
formação inicial de professores, compreensão oral, língua francesa, universidade, gêneros oraisAbstract
No cenário brasileiro de pesquisas, notamos uma necessidade científica e didática para uma contínua discussão sobre os gêneros de textos como instrumentos na aula de língua estrangeira, sobretudo, quanto ao francês. Diante dessa conjuntura macro e pensando, especificamente, na compreensão oral em língua francesa, este trabalho tem como objetivo situar-se no espaço de reflexões sobre o ensino da compreensão oral em francês com objetivo universitário (FOU), pelo viés dos gêneros. Para isso, discutimos sobre a internacionalização e o seu papel na instauração desse campo no estudo das línguas e na formação inicial de professores. Dialogamos com Bronckart (2022[2023]), Machado (2002) para falar de gêneros e formação de professores; partimos de uma conceitualização da escuta e compreensão oral (Lhote, 1995; Carrette, 2001) para abordar o trabalho de exploração de documentos orais por meios de estratégias (Oxford, 1993; Cornaire, 1998) quanto ao ensino de FOU trazemos Mangiante e Parpette (2011). Sob os moldes de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, analisamos os processos de concepção e de elaboração de materiais didáticos, no nível do trabalho prescrito e real e, como resultados, apontamos para a necessidade de alinharmos conhecimentos pontuais, disciplinares e comuns, sobre a escuta e as práticas sociais que se estabelecem nessa modalidade.
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