A Constituição identitária de uma professora de LI e sua relação com a pesquisadora

Autores

  • Natália Mariloli Santos Giarola Castro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Identidade, Identificação, Representação, Professora de LI

Resumo

O presente trabalho aborda a constituição identitária e representações de uma professora de língua inglesa (LI) e sua relação com a pesquisadora, buscando analisar dizeres a partir da Análise do Discurso atravessada pela psicanálise freud-lacaniana. Nessa abordagem, o sujeito é visto como heterogêneo, afetado pela linguagem e vive em busca de uma completude que lhe falta. O sujeito-professor se constitui na relação com os alunos, outros professores e sujeitos, visto que a formação do eu se dá a partir do olhar do outro. Os instrumentos utilizados para formação do corpus foram: diário de notas, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. Assim, percebemos que a professora se representa como insatisfeita com o seu próprio conhecimento da LI e com a indisciplina em sala de aula. Além disso, ela se compara aos outros professores e oscila entre o instante de olhar e o momento de compreender, ou seja, momento de se interrogar e buscar o aperfeiçoamento linguístico e metodológico que ela deseja. Este estudo pode contribuir para a problematização da formação de professores, por abordarmos temas que levam os docentes a se confrontem com os significantes que eles se atribuem ao se dizerem professores de LE.

Referências

ARAÚJO, M. G. Considerações sobre o narcisismo. Estudos de psicanálise. Aracaju, n. 34, Aracaju, 2010.

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.

CABAS, C. G. O sujeito na psicanálise de Freud a Lacan – da questão do sujeito ao sujeito em questão. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 2009.

CAVALLARI, J. S. O discurso avaliador do sujeito-professor na constituição da identidade do sujeito-aluno. 2005. 220f. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CAVALLARI, J. S. A angústia constitutiva da identidade de professores em formação. In: CORACINI, M. J.; GHIRALDELO, C. M. Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

CLARK, H. H. O uso da linguagem. Cadernos de Tradução, n. 9, jan/mar. 2000.

CORACINI, M. J. O olhar da ciência e a constituição da identidade do professor de língua. In:_____. BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

CORACINI, M. J.; GHIRALDELO, C. M. Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011

DINIZ, M. O método clínico e a formação docente. In: MRECH, L. M.; et. al. Psicanálise, educação e diversidade. Belo Horizonte, MG: Fino Traço/FAPEMIG, 2011.

ECKERT-HOFF, B. M. Escritura de si e identidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.

FILLOUX, J. Du contrat pédagogique: le discours inconscient de l’école. Paris: L’Harmattan, 1996.

FREITAG, R. M. K. Marcadores discursivos interacionais: análise contrastiva entre duas variedades do português falado no Brasil. Anais do CELSUL, 2008. Disponível em http://www.celsul.org.br/Encontros/08/marcadores_discursivos_internacionais.pdf. Acesso em 15 de maio de 2018.

FREITAS, V. A. B. Aspectos da subjetividade brasileira no contato/confronto com uma língua estrangeira. In: BERTOLDO, E. S. Ensino e aprendizagem de línguas e a formação do professor. São Carlos, SP: Claraluz, 2009.

FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introdução. In:_____. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas (1914). 1. Ed. Tradução Jayme Salomão, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FREUD, S. Ensaios sobre a histeria (1985). Obras Completas, v. 02, ed. Standard. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GRIGOLETTO, M. Representação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: CORACINI, M. J. Identidade & discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da UNICAMP; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaraciara Lopes Louro – 4. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LACAN, J. Escritos (1966). Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

MIRANDA, M. P.; SANTIAGO, A. L. As conversações e a psicanálise aplicada à educação: um estudo do mal-estar do professor e o aluno considerado problema. In: O Declínio dos Saberes e o Mercado Do Gozo, São Paulo. Proceedings online. FE/USP, 2010.

MRECH, L. M. Mas, afinal, o que é educar? In: MRECH, L. M. (Org) O impacto da psicanálise na educação. São Paulo: Avercamp Editora, 2005.

NEVES, M. S. Processo discursivo e subjetividade: vozes preponderantes na avaliação da oralidade em língua estrangeira no ensino universitário. 2002. 276f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.

NEVES, M. S.; HON, F. S.; REIS, V. S.; EVANGELISTA, H. A. Deslocamento identitários em relação à expectativa e à promessa de mudança na prática do ensino e da avaliação no projeto In: EDUCONLE. In: DUTRA. D. P.; MELLO, H. R. (Orgs.). Educação continuada: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão. Campinas: Pontes Editores, v. 30, 2013.

OGILVIE, B. Lacan: a formação do conceito de sujeito. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2 Ed., 1991.

ORLANDI, E. Análise de discursos: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 3ª. Edição. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2002.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: SP, 2006

PEREIRA, M. R. SANTIAGO, A. L. B, LOPES, E. M. T. Apresentação do Dossiê Psicanálise e Educação. In: Educação em Revista, v. 25, n. 01, Belo Horizonte, 2009.

REVUZ, C. A lingual estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.) Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

ROUDINESCO, E. PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SÓL, V. S. A. Trajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construção. 2014. 259f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2014.

SZUNDY, P. T. C. A; NICOLAIDES, C. A ‘ensinagem’ de línguas no Brasil sob a perspectiva da linguística aplicada: um paralelo com a história da ALAB. In: GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A. de. CARVALHO, A. M. Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013.

TAVARES, C. N. V. Entre o desejo e realização? Caminhos e (des)caminhos na aprendizagem de uma língua estrangeira. 2002. 201f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Instituto de Letras e Lingüística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.

TAVARES, C. N. V. Identidade itine(r)rante: o (des)contínuo (des)apropriar-se da posição de professor de língua estrangeira. 2010. 279f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Castro, N. M. S. G. (2018). A Constituição identitária de uma professora de LI e sua relação com a pesquisadora. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 15–31. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/82