Patemização em charges sobre a vacina contra a Covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v21i01.239Keywords:
Patemização., Análise do Discurso., Covid-19., PandemiaAbstract
Este trabalho toma por objeto de análise as estratégias linguístico-discursivas evidenciadas em charges que têm como tema posicionamentos referentes à crise sanitária provocada pela Covid-19 no Brasil. Procura-se desvelar alguns efeitos de sentido perceptíveis em charges sobre os diversos posicionamentos a respeito da vacinação contra o vírus. Partimos dos pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística do Discurso, cujo um dos postulados defende que a argumentação pode ser engendrada por meio da mobilização das emoções (CHARAUDEAU 2007b; 2010). Utilizamos também alguns conceitos da Teoria Multimodal da Comunicação, no que se refere aos sentidos serem produzidos por diversos modos semióticos (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Propomos analisar os índices de patemização presentes em algumas charges provenientes do jornal Folha de São Paulo, publicadas durante a pandemia. Observa-se que existe a busca por um efeito patêmico, por meio de uma argumentação baseada em múltiplas semioses.
References
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. São Paulo: Contexto, 2019.
AGOSTINHO, Alcione Torres. A charge. São Paulo: ECA/USP, 1993.
AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2011.
AMOSSY, Ruth. É possível integrar a argumentação na análise do discurso? Problemas e desafios. Trad. Rosalice Pinto, Mariza Angélica Paiva Brito e Meire Virgínia Cabral Gondim. ReVEL, edição especial, vol. 14, n. 12, p. 165-190, 2016.
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Tradução: A. P. de Carvalho 17. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
CARDOSO, Eveline Coelho. A escola no túnel do tempo: imaginários sociodiscursivos e efeitos de sentido em charges contemporâneas sobre a educação de ontem e de hoje. 2018. 380 f. Doutorado (Tese) – Universidade Federal Fluminense, Niterói.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L; GAVAZZI, S. Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007a.
CHARAUDEAU, Patrick. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007b.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Coordenação de Ângela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa; PAULA, Luciane de (org.). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. A patemização na televisão como estratégia de autenticidade. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (orgs.). As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Édition fac-similé de l’édition Hachette, Paris, 1992, revue, corrigée, avec une nouvelle préface de l’auteur. Paris: Éditions Lambert-Lucas, 2019.
KRESS, Gunther; Van LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge, 2006
NOBLE, Debbie Mello; LAFIN, Gabrielle Carvalho; TEIXEIRA, Mariana Teixeira. Linguagem e sociedade em tempos de isolamento. Revista da ABRALIN, v. 19, n. 2, p. 1-5, 27 jun. 2020.
PERELMAN, Chaim e OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Linguagem e sociedade em tempos de isolamento. Vídeo Abralin em cena. Exibição em 06.05.2020, 12h00.
ROSADO, Leonardo Coelho Corrêa. Laughing or crying? The patemization in Brazilian telenovela, a study of O Astro. 2013. 274 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
SANTAELLA, Lúcia. Leitura de imagens. Coleção Como eu ensino. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTOS, Wilquer Quadros dos. A gramática das construções mêmicas de internet no português do Brasil: uma interface da gramática sistêmico-funcional e da gramática do design visual. 2020. 186 f. Doutorado (Tese) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
SILVA, Welton Pereira e; MARCHON, Amanda Heiderich. Argumentação multimodal: entre imagens e imagens discursivas. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DO PPGLEV, 1, 2020, Rio de Janeiro. Comunicação oral... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.