Libras e formação de professores:
uma proposta de análise de ementas sobre a ótica decolonial
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.302Keywords:
Curso de Libras; formação de professores; decolonialidade; ensino de línguas; análise de ementas.Abstract
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, discutir e refletir sobre as ementas, levando em conta a perspectiva decolonial, voltada para o ensino da Libras como segunda língua, em um curso de uma Instituição de Ensino Superior da Zona da Mata Mineira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo documental, que investiga os conteúdos programáticos do nível básico I, a fim de averiguar as contribuições apresentadas por meio das temáticas desenvolvidas no curso. Como resultados, foi possível identificar na ementa que o reconhecimento da língua e cultura Surda, juntamente com as discussões sobre mitos e crenças e sinal próprio, contribuem para a formação decolonial de professores e para a desconstrução da colonialidade sobre o sujeito Surdo. Essas contribuições refletem na prática pedagógica que considera as particularidades linguísticas e culturais dos Surdos e promovem espaços para o reconhecimento desse grupo invisibilizado socialmente.
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