Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil

Authors

  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira CEFET-MG
  • Thaís Maíra Machado de Sá
  • Júlia Barbosa Viegas
  • Augusto Brêtas de Moura
  • Maria Clara de Oliveira Gonçalves
  • Erick Thiago Cardoso Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.306

Keywords:

Julgamento de Aceitabilidade, Pronomes Oblíquos de Terceira Pessoa, Português Brasileiro

Abstract

Neste artigo, analisamos o comportamento de adolescentes frente a diferentes colocações pronominais do português brasileiro (PB). Alguns estudos sugerem que os pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa estão entrando em desuso no PB e tendem a ser adquiridos tardiamente via escolarização. Este estudo faz parte de um projeto que busca avaliar ferramentas pedagógicas digitais para o ensino de línguas. Assim, além de contribuir para a discussão sobre o processo de aquisição de pronomes, este trabalho também servirá de base para a testagem dessas ferramentas. Através de um julgamento de aceitabilidade, analisamos o desempenho de alunos do ensino técnico integrado ao médio em relação a três colocações pronominais do PB: pronome reto em posição de ênclise e pronome oblíquo em posição de próclise e de ênclise. Nossos resultados apontam que todas essas colocações pronominais apresentam alta aceitabilidade. No entanto, os pronomes oblíquos em próclise são os que apresentam a maior aceitabilidade e os pronomes retos os que apresentam a menor. Interpretamos esses dados como um reflexo de treinamento linguístico e de frequência de uso. Por fim, apontamos os próximos passos para a investigação sobre a aquisição desses pronomes e sobre o teste de ferramentas digitais para o ensino de línguas.

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Published

2023-06-30

How to Cite

Oliveira, C. S. F. de, Sá, T. M. M. de, Viegas, J. B., Augusto Brêtas de Moura, Gonçalves, M. C. de O., & Araújo, E. T. C. (2023). Uma exploração da aceitabilidade de diferentes colocações pronominais no português do Brasil. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 22(2), 180–195. https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.306