Surdo
direito de acesso á fruição literária
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i2.391Keywords:
Surdo, direito, Sinalitura, livro-imagemAbstract
É inegável a importância de uma literatura com manifestações culturais de surdos e/ou marcada pela experiência visual (Sinalitura), que possa contribuir com a construção dos mais variados aspectos de sua subjetividade, especialmente com o estímulo ao uso da imaginação e da fantasia. À vista disso, a proposta deste artigo é demonstrar que o surdo tem o direito de acesso à literatura que respeite suas especificidades: a literatura visual, já que ele se apropria do conhecimento e atribui significado ao mundo por meio de uma língua gestual-visual e de formas visuais de registro. Sendo assim, o livro-imagem é uma literatura de e para surdo da qual ele pode fruir de forma autônoma, pois suas imagens, por si sós, tecem o enredo. Com ele, é possível o acesso visual a conteúdos ficcionais e a participação do surdo na formação cultural em que está inserido. Como afirma Antonio Candido (2011), o direito à literatura é indispensável. Então, a sua fruição não pode ser negada a ninguém e, por isso, os surdos devem ter amplo acesso a ela por meios que privilegiem suas potencialidades.
References
BARZOTTO, Valdir Heitor. “Olhares oblíquos sobre sentidos não muito dissimulados”. In: GREGOLIN, Maria do Rosário; BARONAS, Roberto (Orgs.). Análise do discurso: as materialidades do sentido. São Carlos, S.P.: Claraluz, 2001. p. 205-217.
BISOL, Cláudia. Tibi e Joca: uma história de dois mundos. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2001.
BOLDO, Jaqueline; OLIVEIRA, Carmem Elisabete de. A cigarra surda e as formigas. Porto Alegre: Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande de Sul, 2004.
BRASIL. Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, Congresso Nacional, 2002.
BRASIL. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, Congresso Nacional, 2005.
BRASIL. Lei de n.º 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, Congresso Nacional, 2002.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Congresso Nacional, 2017.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 5. ed. Ouro Sobre Azul: Rio de Janeiro, 2011. p. 171-193.
CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.
CARVALHO, Luiz Cláudio da Costa; JÚNIOR, Luis Carlos de Morais. Outras palavras: minorias sociais e narrativas sobre a diferença essencializada. Rio de Janeiro: Litteris Ed., 2014.
CARVALHO, Luiz Cláudio da Costa. Lendas da identidade: o conceito de Literatura Surda em perspectiva. Curitiba: Appris, 2019.
COLEÇÃO Contos Clássicos em Libras. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.
COUTO, Cléber. Casal feliz. Ilustrações de Cléber Couto. Belém, PA: [s.n.], 2010.
HONORA, Márcia. A família sol, lá, si. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008a.
HONORA, Márcia. O canto de Bento. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008b.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. “Práticas de letramento na pré-escola de surdos: reflexões sobre a importância de contar histórias”. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Orgs.). A invenção da surdez: Cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. p. 128-139.
LINDEN, Sophie Van Der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MENEZES, Ronny Diógenes de. As escritas surdas como artefatos culturais mediadores de reflexões a respeito das crenças sobre a surdez. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. “Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar”. In: PEREIRA, Regina Celi; PILAR, Roca (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.
MORGADO, Marta. Literatura das línguas gestuais. Lisboa: Editora Universidade Católica, 2011.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. A Fábula da Arca de Noé. Ilustrações de Cathe de Léon. Porto Alegre: Editora Cassol, 2014.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marília Ignatius Nogueira; NOGUEIRA, Beatriz Ignatius. Libras. s.d. Disponível em: <https://eadfaculdadeeficaz.edu.br/moodle/plug infile.php/42256/mod_resource/content/2/LIBRAS%20B%C3%81SICO%20I.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2023.
PERLIN, Gládis. “Identidades surdas”. In: SKLIAR, Carlos Bernardo. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Icone, 1986.
REZENDE, Neide Luzia de. “O ensino de literatura e a leitura literária”. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-112.
ROCHA, Helen Cristine Alves. Sinalitura: proposta teórica e análise crítica da Literatura Surda. 2022. 419 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Uberlândia, Pós-graduação em Estudos Literários, Uberlândia, 2022.
ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Adão e Eva. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2011b.
ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Patinho Surdo. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2011c.
SILVA, Arlene Batista da. Literatura em Libras e educação literária de surdos: um estudo da coleção “Educação de Surdos” e de vídeos literários em Libras compartilhados na internet. 2015. 196 f. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
SILVEIRA, Carolina Hessel; ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. Cosac Naify, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.