Materialidade e divulgação da literatura surda infantil em signwritting

obras e práticas literárias

Authors

  • Carlos Antonio Jacinto Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Izaias Valentim Walendorff Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Rita de Cássia Cequinel Camillo Vieira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Katiuscia Wagner Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i2.392

Keywords:

Literatura Surda Infantil, SignWriting, Letramentos literários, Surdos.

Abstract

Neste estudo, fazemos uma articulação entra as áreas de Literatura Surda e Escritas de Sinais, uma vez que concebemos que a educação bilíngue e bicultural para Surdos envolve problematizar a presença ou ausência desses componentes. A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscamos identificar o que se tem discutido sobre a Literatura Surda Infantil divulgada pelo sistema de escrita SignWriting, a fim de refletir sobre como essa escrita pode potencializar o processo de letramento literário de discentes surdos e, consequentemente, possibilitar uma leitura literária linguisticamente acessível. Como resultado, mapeamos obras disponíveis no mercado editorial e outras publicadas gratuitamente em contexto digital, discutindo sua constituição e ressaltando aspectos atrelados à atuação docente. Ainda, constatamos um número ínfimo de editoras que publicaram criações, adaptações e traduções nessa escrita. Vale ressaltar que essa ausência não pode ser tomada como empecilho ao docente para não propiciar uma leitura literária ao discente Surdo, uma vez que essa escrita pode facilitar a assimilação, a compreensão e a ampliação vocabular, além da autonomia por se tratar de uma produção linguisticamente acessível na primeira língua. Esperamos com este estudo lançar luzes para essas produções, destacando suas vantagens e a necessidade de seu uso no contexto educacional bilíngue.

References

ANDRADE, B. L. de. A tradução de obras literárias em Língua Brasileira de Sinais – Antropomorfismo em foco. Dissertação (Mestrado em Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BARBOSA, G. O. A arte de escrever em Libras/ Gabriela Otaviani Barbosa; orientadora Marianne Rossi Stumpf – SC 2017. 180 p. Dissertação (mestrado) –Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017

BARRETO, M.; BARRETO, R. Escrita de Sinais sem mistérios. Belo Horizonte: Ed. do autor, Vol. 2, 2015. p. 162-164.

BARROS, R. O. Tradução de poesia escrita em Libras para a Língua Portuguesa. 09/06/2020 140 f. Mestrado em ESTUDOS DA TRADUÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, Florianópolis Biblioteca Depositária: Biblioteca Central Universitária.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. São Paulo: Edusp, 2001.

FILHO, J. B. A. D. Análise verbo-visual de textos literários adaptados para a Comunidade Surda. 09/06/2021 110 f. Mestrado em LETRAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (JOÃO PESSOA), João Pessoa Biblioteca Depositária: Biblioteca da UFPB.

GUMIERO, D. G. Leitura literária em Signwriting: metodologias docentes para a formação do leitor surdo' 23/09/2020 169 f. Mestrado em LETRAS Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, Vitória Biblioteca Depositária: UFES.

GUMIERO, D. G.; SILVA, A.B. Literatura Infantojuvenil impressa em Língua de Sinais: novos leitores, novos protocolos de leitura. Contexto - Revista do programa de pós-graduação em letras, v. 1, p. 356-376, 2019.

KARNOPP, L. B. Literatura Surda. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, 7(2), 2006, p. 98-109.

KARNOPP, L. Literatura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

KARNOPP, L. B; KLEIN, M. Narrativas e diferenças em língua brasileira de sinais. p. 95-108. Em Aberto, Brasília, v. 29. N. 95. 2016.

KUCHENBECKER, L. G. O feijãozinho surdo. Canoas: Editora da ULBRA, 2009. p. 33.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003. 5. ed. p. 310.

LEÃO, R. J. F. B. Política Linguísticas em Escrita de Sinais. Docente do Curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Letras pela UFT. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Revista Humanidades e Inovação v.7, n.26 p. 192-210. 2020.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T.; PRÀ, K. R. C. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. In:______. Revista Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6 n. 1 p. 93-104. jan./jun. 2007.

MARQUEZI, L. Literatura Surda: o processo da tradução e transcrição em SignWriting 07/12/2018 163 f. Mestrado em ESTUDOS DA TRADUÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, Florianópolis Biblioteca Depositária: Biblioteca Universitária – UFSC.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed. São Paulo: Hucitec: Rio de Janeiro: ABRASCO, 1994. p. 418. GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 580-582.

MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Universidade Católica. Editora, Lisboa, 2011.1048. 104p.

MOURÃO, C. H. N. Literatura Surda: produções culturais de surdos em Língua de Sinais' 01/03/2011 132 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial de Educação.

MOURÃO, C. H. N.; KARNOPP, L. B. The Experiences of Literary Hands, Vol. 20, No. 3 (Spring 2020), pp. 375-391 (17 pages). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

OLIVEIRA, C. E. Literatura Surda Infantil: uma via para além do silêncio. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel,2019.

OLIVEIRA, C. E.; ALVES, L. K. Literatura Surda nos Livros Digitais. p. 13. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE/ Campus de Cascavel.

OLIVEIRA, C.; BOLDO, J. A cigarra surda e as formigas. 2003. Porto Alegre: Corag, s.d. p. 39.

PROENÇA FILHO, D. A linguagem literária. 8ª ed. – São Paulo: Ática, 2007.

ROSA, F. S. Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em Língua Brasileira de Sinais - Libras / Fabiano Souto Rosa. Pelotas, 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2011.

SANTOS, L. P. História em Quadrinhos no processo de leitura e compreensão textual em SignWriting / Leonardo Padilha dos Santos; orientador, Marianne Rossi Stumpf, 2019. 205 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.

SILVA, A. B. Literatura Infantil em Língua de Sinais e a Educação Literária do Leitor Surdo. Diadorium, Rio de Janeiro, Revista 18 volume 1, p. 28-43, 2016. Universidade Federal do Espírito Santo.

SILVEIRA, C. H., ROSA, F., KARNOPP, L. B. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2003. p.36.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83. 2021. Disponível em: https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/download/2336/1441. Acesso em: 22 jan. 2022.

STUMPF, M. R. Transcrição de Língua de Sinais brasileira em Signwriting. In: LODI, A. C.B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L.; TESKE, O. Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 62-70.

SUTTON. V. Apresentação por Valerie Sutton, inventora do SignWriting, do Deaf Action Committee. In: CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. Volume I: Sinais de A a L. São Paulo: Edusp, 2001, p. 21-22.

SUTTON-SPENCE, R. L. Analysing sign language poetry. 1ª ed. Basingstoke-UK, Palgrave/Macmillan, 2005. p. 282.

SUTTON-SPENCE, R. Literatura em Libras [livro eletrônico] / Rachel Sutton-Spence; [tradução Gustavo Gusmão]. -- 1. ed. -- Petrópolis, RJ: Editora Arara Azul, 2021. 267 p.

SUTTON-SPENCE, R. Literatura surda original para crianças pequenas. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. 2021. p. 159-176 (p. 18).

SUTTON-SPENCE, R.; KANEKO, M. Introducing sign language literature: creativity and folklore. Basingstoke: Palgrave Press, 2016. p. 249.

TONANI, P. R. “Eu sou surda, tenho a minha voz”, leituras sobre autoria feminina surda. Criação & Crítica, n. 28, p., p. 254-274. dez. 2020.

VERNIANO, M. Literatura Infantil Surda: os primeiros passos de uma nova era. Mosaico. São José do Rio Preto, v. 17, n. 1, p. 251-272, 2018.

Published

2023-12-29

How to Cite

Jacinto, C. A., Izaias Valentim Walendorff, Cequinel Camillo Vieira, R. de C., & Katiuscia Wagner. (2023). Materialidade e divulgação da literatura surda infantil em signwritting: obras e práticas literárias. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 102–122. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i2.392