Cronotopias da várzea
memória, identidade e patrimônio em narrativas de vida de frequentadores de campos de futebol amador em Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i1.437Keywords:
Futebol, várzea, cronotopias, análise do discurso, narrativas de vidaAbstract
O futebol de várzea não é apenas um esporte praticado em campos periféricos improvisados. Para muitas pessoas que não têm acesso a estruturas adequadas de lazer e esporte, os campos de futebol amador se tornam um refúgio. Leonor Arfuch apresenta o conceito de cronotopia, que conecta o tempo e o lugar vivenciado às experiências que moldam nossa identidade. No contexto do futebol amador, o campo de várzea se transforma nesse cronotopo, um espaço-tempo marcado pelo imaginário e pela valorização desse local como um refúgio contra ambientes desafiadores. Através da análise discursiva de entrevistas com cinco frequentadores de campos de várzea de Belo Horizonte/MG, foi possível extrair imaginários que atravessam o interdiscurso que perpassa as narrativas, dentre eles estão: 1) o campo de várzea como cronotopo por ser um espaço que contrasta com a vida difícil das periferias, e 2) o campo de várzea como cronotopo por significar um espaço simbólico que deve ser defendido diante da ameaça da especulação imobiliária.
References
ABRANTES, Felipe Vinícius de Paula. A bola no “pé do morro”: o futebol como campo de possibilidades de lazer no Morro do Papagaio em Belo Horizonte – MG. 2021. 202 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) - Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
ARFUCH, Leonor. Cronotopías de la intimidad. In: ARFUCH, Leonor (compiladora). Pensar este tiempo. Espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005. pp. 239-290
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
BIAGI, Diego Fernandes de. Amadores, profissionais e varzeanos: os significados das práticas futebolísticas na cidade de São Paulo e os clubes da comunidade. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em História) - Escola de Ciências Sociais, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Traduzido por André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano. Entrepalavras, Fortaleza, 571-591, jan./jun. 2017.
JULIÃO, Letícia. Belo Horizonte: itinerários da cidade moderna (1891-1920). In: DUTRA, Eliana de Freitas (Org). BH: horizontes históricos. Belo Horizonte: C/ARTE, 1996, v. 1, p. 49-105.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.
RIBEIRO, Raphael Rajão. A bola, as ruas alinhadas e uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2018.
RIBEIRO, Raphael Rajão. Festivais esportivos varzeanos em Belo Horizonte: memória social da cultura futebolística popular. FuLiA, v. 3, p. 10-36, 2019.
RIBEIRO, Raphael Rajão. A várzea e a metrópole: futebol amador, transformação urbana e política local em Belo Horizonte (1947-1989). 492 f. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2021.
SANTOS, Alberto Luiz dos. O samba como patrimônio cultural em São Paulo (SP): as batucadas de beira de campo e o futebol de várzea. 2021. 322 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
SANTOS, Alberto Luiz dos; BONFIM, Aira; SPAGGIARI, Enrico. Mapeamento do futebol de várzea de São Paulo (SP): reflexões para processos de proteção ao patrimônio. Revista Desenvolvimento Social, vol. 28, n. 1, p. 122-152, jan/jun, 2022.
SPAGGIARI, Enrico. Família joga bola: constituição de jovens futebolistas na várzea paulistana. 2015. 470 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.