A produção de material didático de francês lingua estrangeira (FLE) no âmbito das disciplinas de prática de ensino da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.442Keywords:
Francês Língua Estrangeira (FLE), Formação Docente, Produção de Materiais Didáticos.Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir o papel da produção e da utilização de materiais didáticos em Francês Língua Estrangeira (FLE) nas disciplinas de Prática de Ensino na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Como base teórica, usamos a Educação Crítica (FREIRE, 2001; 2006; 2016) e a Complexidade (MORAES, 2018; MORIN, 2003). A partir do entendimento do conceito de educação nesses autores, discutimos a importância de uma formação docente comprometida com práticas pedagógicas emancipatórias e críticas e, consequentemente, capazes de qualificar futuros professores para atuarem em sala de aula. Para tanto, examinamos a própria estrutura curricular do curso de Letras Língua e Literatura Francesa da UFAM e apontamos como ela pode favorecer a formação do graduando. Depois, discutimos a importância da produção e da utilização do material didático no processo de formação universitária bem como questões teóricas e metodológicas envolvidas nessa atividade. Por fim, destacamos que a criação de recursos pode também fortalecer os projetos de extensão de nossa instituição.
References
BRASIL. Parecer CNE/CP 28, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP n. 021/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001.
BRASIL. Parecer CNE/CP 02, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002.
BRASIL. Resoluc?a?o Nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, 2 jul. 2015.
BRASIL. Resoluc?a?o Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, 21 dez. 2019.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011. FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. Primeiras Palavras. In: Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2003.
MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. São Paulo: Papirus, 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez; 2003.
PURAN, Christian. La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes. Essai sur l’éclectisme. Paris: Didier, 1994. Disponível em: https://www.aplvlangues modernes.org/spip.php?article1985. Acesso em: 20 jan. 2024.
PURAN, Christian. Que reste t’il de l’idée de progrès en didactique des langues?. Synergies Monde, n. 4, 1997. Disponível em: https://www.aplvlanguesmodernes.org/ spip.php?article1842. Acesso em: 20 jan. 2024.
UFAM. Projeto Político Pedagógico – Licenciatura em Letras Língua e Literatura Francesa. Pró-reitoria de Graduação e Ensino, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.