O que nos dizem as fotografias dos livros didáticos de FLE?

Authors

  • Denise Akemi Nishi Universidade Estadual de Londrina
  • Suélen Maria Rocha Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.452

Keywords:

Francês como Língua Estrangeira, Livros Didáticos, Fotografia, Gramática do Design Visual

Abstract

As imagens desempenham um papel crucial na construção de discursos e significados em
nosso mundo social. Nesse contexto, a análise da linguagem não verbal se torna essencial para
desenvolver uma perspectiva crítica em cursos de língua estrangeira. Este estudo tem como
objetivo geral examinar a presença de fotografias em dois livros didáticos de Francês Língua
Estrangeira (FLE) utilizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Observamos as
diferentes formas de imagens presentes nos livros escolhidos, incluindo desenhos, gráficos e
fotografias, utilizando os fundamentos teóricos de Cristóvão (2015) e os princípios da
gramática do design visual (GDV) de Kress & Van Leeuwen (2006). A análise revelou que as
escolhas editoriais refletem ideais distintos de país: enquanto a editora canadense apresenta
diversidade étnico-racial e contextos informais, a francesa retrata uma França
predominantemente branca em situações formais. Concluímos que as fotografias influenciam
na construção de representações sobre o país de origem do editor e que não há neutralidade
discursiva, mas sim posicionamentos que podem reforçar estereótipos e visões simplistas do
mundo, impactando os alunos de língua estrangeira.

Author Biography

Suélen Maria Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. Suélen Maria Rocha. Docente do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da
Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora Pedagógica do Programa Paraná Fala Francês da
UEL. E-mail: suelen.rocha@uel.br

References

BERTHET, A.; DAILL, E.; HUGOT, C.; KIZIRIAN, V. M.; WAENDENDRIES, M. Alter

Ego + livre de l’élève. Hachette: français langue étrangère, Paris: Hachette, 2012.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Paris:

Didier, 2001.

CRISTÓVÃO, Maria Lucia Claro. A imagem nos livros didáticos de francês língua

estrangeira: funções, preconizações, possibilidades. 319 f. Tese (Doutorado em Letras) –

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DESJARDINS, Nancy. Par ici: méthode de français. A1 CECR, 1-2 échelle québécoise.

páginas. Éditions MD, 2015

SILVA, Emily Caroline da. O vivido, o revivido e os possíveis do desenvolvimento em

diálogo: um estudo sobre o trabalho do professor de FLE com os conteúdos culturais.

Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e

Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FOTOGRAFIA. In: MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Disponível em:

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues brasileiro/fotografia/.

Acesso em: 01/12/2021.

KRESS, Gunther, VAN LEEUWEN, Theo R. Reading Images: The Grammar of visual

design. New York: Routledge, 2006.

MUCCI, Samira Baião Pereira. A representação de francofalantes a partir de livros

didáticos de francês língua estrangeira em uma perspectiva dos estudos discursivos críticos.

190 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

QUÉBEC, Gouvernement du. Référentiel commun en francisation. Disponível em:

https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/partenaires/partenaires

francisation/referentiel-commun.html#rc02. Acesso em 13 de maio de 2022.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WINDMÜLLER, Florence. Français langue étrangère (FLE) : l'approche culturelle et

interculturelle. Paris : Belin, 2011.

ZARATE, Geneviève. Enseigner une culture étrangère. Paris : Hachette, 1986

Published

2024-11-12

How to Cite

Nishi, D. A., & Rocha, S. M. (2024). O que nos dizem as fotografias dos livros didáticos de FLE?. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(2), 1–21. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.452