O que nos dizem as fotografias dos livros didáticos de FLE?
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.452Keywords:
Francês como Língua Estrangeira, Livros Didáticos, Fotografia, Gramática do Design VisualAbstract
As imagens desempenham um papel crucial na construção de discursos e significados em
nosso mundo social. Nesse contexto, a análise da linguagem não verbal se torna essencial para
desenvolver uma perspectiva crítica em cursos de língua estrangeira. Este estudo tem como
objetivo geral examinar a presença de fotografias em dois livros didáticos de Francês Língua
Estrangeira (FLE) utilizados na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Observamos as
diferentes formas de imagens presentes nos livros escolhidos, incluindo desenhos, gráficos e
fotografias, utilizando os fundamentos teóricos de Cristóvão (2015) e os princípios da
gramática do design visual (GDV) de Kress & Van Leeuwen (2006). A análise revelou que as
escolhas editoriais refletem ideais distintos de país: enquanto a editora canadense apresenta
diversidade étnico-racial e contextos informais, a francesa retrata uma França
predominantemente branca em situações formais. Concluímos que as fotografias influenciam
na construção de representações sobre o país de origem do editor e que não há neutralidade
discursiva, mas sim posicionamentos que podem reforçar estereótipos e visões simplistas do
mundo, impactando os alunos de língua estrangeira.
References
BERTHET, A.; DAILL, E.; HUGOT, C.; KIZIRIAN, V. M.; WAENDENDRIES, M. Alter
Ego + livre de l’élève. Hachette: français langue étrangère, Paris: Hachette, 2012.
CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre européen commun de référence pour les langues. Paris:
Didier, 2001.
CRISTÓVÃO, Maria Lucia Claro. A imagem nos livros didáticos de francês língua
estrangeira: funções, preconizações, possibilidades. 319 f. Tese (Doutorado em Letras) –
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
DESJARDINS, Nancy. Par ici: méthode de français. A1 CECR, 1-2 échelle québécoise.
páginas. Éditions MD, 2015
SILVA, Emily Caroline da. O vivido, o revivido e os possíveis do desenvolvimento em
diálogo: um estudo sobre o trabalho do professor de FLE com os conteúdos culturais.
Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e
Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
FOTOGRAFIA. In: MICHAELIS, Dicionário Online de Português. Disponível em:
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues brasileiro/fotografia/.
Acesso em: 01/12/2021.
KRESS, Gunther, VAN LEEUWEN, Theo R. Reading Images: The Grammar of visual
design. New York: Routledge, 2006.
MUCCI, Samira Baião Pereira. A representação de francofalantes a partir de livros
didáticos de francês língua estrangeira em uma perspectiva dos estudos discursivos críticos.
190 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.
QUÉBEC, Gouvernement du. Référentiel commun en francisation. Disponível em:
https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/partenaires/partenaires
francisation/referentiel-commun.html#rc02. Acesso em 13 de maio de 2022.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WINDMÜLLER, Florence. Français langue étrangère (FLE) : l'approche culturelle et
interculturelle. Paris : Belin, 2011.
ZARATE, Geneviève. Enseigner une culture étrangère. Paris : Hachette, 1986
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.