Literatura de autoria feminina e plurilinguismo nos cursos de letras: desafios e propostas

Authors

  • Josilene Pinheiro-Mariz Universidade Federal de Campina Grande
  • Solaneres Laértia Nunes Sabino Nascimento Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.462

Keywords:

Literatura de autoria feminina; Abordagens plurais; Formação de estudantes de Letras.

References

AMODEO, Maria Tereza; PEREIRA, Vera Wannmacher. Linguística e Teoria da Literatura: uma interface possível. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.45, n.3, p.18-25, jun./set.2010.

BAGNO, Marcos. Curso de Letras? Pra quê? Conferência de abertura do VII EBREL - Encontro Brasiliense de Estudantes de Letras (Brasília, UnB). 2012. Disponível em :< https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/curso-de-letras-pra-que-1>.Acesso em 07 jun. 2021.

BEACCO, Jean-Claude. Langues et Répertoire des Langues: Le Plurilinguisme comme manière d’être en Europe. Guide pour l'élaboration de politiques linguistiques éducatives en Europe - De la diversité linguistique à l’éducation plurilingue. Conseil d'Europe, 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

CARAP. Cadre de Référence pour les Approches Plurielles. Disponível em: http://parents.ecml.at/Portals/53/Documents/regards_les_approches_plurielles_en_ligne.pdf. Acesso em 06 julho 2019.

COSTA, Albert; HERNÁNDEZ, Mireia; SEBASTIÁN-GALLÉS, Núria. Bilingualism aids conflict resolution: Evidence from the ANT task. Elsevier. nº 106, janeiro 2008. p. 59 - 86.

DEGACHE, Christian. Didactique du plurilinguisme: Travaux sur l’intercompréhension et l’utilisation des technologies pour l’apprentissage des langues . Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/tel-02122652/document. Acesso em 29 jun 2019.

HUFEISEN, Britta; JESSNER, Ulrike. Learning and teaching multiple languages. In: KNAPP, K.; SEIDLHOFER, B. (Orgs.) Handbook of foreign language communication and learning. Berlim: Mouton de Gruyter, 2009, p. 109 – 138.

KOMOROWSHA, Hanna. Issues in Promoting Multilingualism Teaching – Learning – Assessment. Warsaw : Foundation for the Development of the Education System, 2011.

LIMA, Carmélia Pereira de. A Intercompreensão de Línguas Românicas: uma proposta para a leitura literária plurilíngue no Ensino Fundamental. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande, Natal, 2015.

LIRA, Mariana de Normando. Literatura africana para crianças pelos caminhos da intercompreensão de línguas românicas. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

LIRA, Mariana de Normando; NEVES, Emily Thaís Barbosa; XXXXXXXXX, Josilene. O lugar da produção e do eu feminino na poética de língua francesa do século XIX. In: Josilene XXXXXXXXX; Mariana de Normando Lira; Naiara Sales Araújo. (Org.). Juventude, exclusão e minorias: transversalidades nas letras. 1ed.Uberlândia: Edibrás, 2020, v. 1, p. 127-141.

LUGONES, Maria. Colonialidade e Gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (org.). Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. 381 p.

MORAIS FILHO, Emerson Patrício de. Línguas, Literatura e Intercompreensão: Estudo sobre as Representações de Professores. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Plurilinguismo no Brasil: repressão e resistência linguística. Synergies, Brésil, número 7, p.19-26, 2009.

PINHEIRO, Anajara de Oliveira. Concepções e desafios no ensino e estudo da Língua Espanhola. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed.11, Vol.19, p. 71-76. Nov. 2020.

XXXXXXXXX, Josilene. Literatura e abordagens plurais para o desenvolvimento de uma competência plurilíngue. In. ANDRADE, Antônio (org). Leitura literária em línguas estrangeiras/adicionais: perspectivas sobre ensino e formação de professores. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 205-231.

MORTATTI, Maria do Rosario. Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018.

XXXXXXXXXXXXX, Monografia de Conclusão de curso. 2020

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte. Editora Letramento. 2019.

OLIVIERI-GODET, Rita. Vozes de mulheres ameríndias nas literaturas brasileira e quebequense. Ed. Makunaíma. Rio de Janeiro, 2020.

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS: Aprendizagem, ensino, avaliação. Conselho da Europa. Lisboa: Edições Asa, 2001.

SANTANA, Leoniza Saraiva; ALVES, Maria Isabel Alonso. A (In)visibilidade do ensino de Literatura de Autoria Feminina nos cursos de licenciatura. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI., 2019, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2019. p. 1-12.

SCHNEIDER, Liane. Vozes de escritoras indígenas das Américas: resistência em forma de verso no Canadá e Brasil. Revista Interfaces Brasil/Canadá. Florianópolis/ Pelotas /São Paulo, v. 16, n. 3, 2016, p. 134-149.

ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, T; ZOLIN, L.O (Org). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009. 327-336 p.

Published

2024-11-12

How to Cite

Pinheiro-Mariz, J., & Nascimento, S. L. N. S. (2024). Literatura de autoria feminina e plurilinguismo nos cursos de letras: desafios e propostas . Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(2), 151–170. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.462