Tandem Luso-Francófono: aprendizagem dentro de uma comunidade pluricultural
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.464Keywords:
Tandem, interculturalidade, mobilidade estudantil, ensino de línguas estrangeirasAbstract
Este artigo é um relato de experiência do projeto de extensão “Tandem Luso-Francófono”, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais com a participação de graduandos em Letras-Francês e francófonos em mobilidade internacional no Brasil. As atividades têm como objetivo a formação de uma comunidade pluricultural onde estudantes possam compartilhar conhecimentos e vivências. Buscamos acolher intercambistas recebidos pela universidade por meio de atividades que auxiliam a integração destes estudantes estrangeiros na vida em campus, bem como na realidade cultural brasileira. Em retorno, os graduandos, futuros docentes de língua francesa, ganham um espaço de contato com a língua e a cultura francófona, favorecendo a internacionalização destes alunos dentro do seu próprio espaço universitário. Os encontros em Tandem proporcionam sensibilização cultural para todos os participantes, mas também funcionam como espaço de desenvolvimento linguístico, tanto em língua francesa quanto em língua portuguesa. Com este relato esperamos contribuir para estudos do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto universitário, bem como para reflexões sobre as virtudes de projetos interculturais.
References
BARROS, A. G. M. O papel da Francofonia na formação de professores de Francês Língua Estrangeira. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14407>. Acesso em 26/06/2024
BRAMMERTS, H. et al. Introduction. In: HELMLING, B. L’apprentissage autonome des langues en tandem. Paris: Didier, 2005.
BRAMMERTS, H. Principes et objectifs. In: HELMLING, B. L’apprentissage autonome des langues en tandem. Paris: Didier, 2005.
DUSSAP-KÖHLER, A. & BAUMAN, I. Tele-Tandem. Concevoir um projet franco-allemand, 2007. Disponível em: https://www.tele-tandem.net/doclies/concevoirprojet/Concevoir_projet.pdf. Acesso em 24/06/2024.
SALOMÃO, A. C. B. et al. A aprendizagem colaborativa em Tandem: um olhar sobre seus princípios. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes, FAPESP, 2009.
SILVA, P. I.; CASTRO, R. M. M.; SABOTA, B. Aspectos Culturais no Ensino de Português como Língua Adicional (PLA): uma proposta de mediação intercultural. Revista Intercâmbio, v. XXXIV: 120-145, 2017. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X
SOUZA, R. A. Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras. In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 3, n. 2, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/fHDWzF8JzsZXSFqtqVvMkYL/?lang=pt. Acesso em 24/06/2024.
VASSALLO, M. L. & TELLES, J. A. Ensino e aprendizagem de línguas em tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto vitual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes, FAPESP, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.