“Com a professora é melhor”
desafio do ensino da leitura e da escrita em braille de forma remota
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v22i2.309Palavras-chave:
Deficiência visual, Código braille, Ensino remoto, Língua portuguesaResumo
Objetiva analisar os resultados do ensino da escrita e da leitura do sistema de código braille para estudantes com deficiência visual no ensino remoto (ERE), em tempo de pandemia. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, a pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural, e utiliza o estudo de caso como estratégia. Coletamos os dados com dois estudantes com deficiência visual que frequentavam um Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE, localizado na região centro-sul do estado do Paraná/Brasil. Os dados, coletados por meio de aula-vídeo e aula-áudio, foram analisados por meio da análise da conversação e das atividades pedagógicas. Os resultados revelam que é possível ensinar o sistema de código braille por meio do ensino remoto, entretanto, os estudantes apresentaram dificuldades no processo de aprendizagem da escrita e da leitura, a incluir, a forma de entendimento para o posicionamento da folha na reglete para realização da escrita e os conceitos de linha para realização da leitura, pois os comandos foram realizados de forma oral e para pessoas com deficiência visual, muitas vezes é importante a percepção a partir do tato. Compreende-se que a interação presencial entre professor e estudantes é fundamental para que as dificuldades encontradas sejam atendidas.
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