Ao sabor do gênero:
uma leitura de “Iniciado do Vento” de Aníbal Machado
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v22i3.348Palavras-chave:
Anibal Machado, Estudos de gênero, ContoResumo
O presente trabalho visa empreender uma leitura do conto “Iniciado do vento”, de Anibal Machado, calcada nos pressupostos dos estudos de gênero e sua injunção na constituição de subjetividades. Acredito que o conto, ao apresentar uma trama de suspeição de envolvimento afetivo entre duas personagens masculinas, propositalmente, procede a uma diluição de fronteiras no nível do comportamento e da ética, estabelecendo uma tensão que permanece não resolvida, antecipando, assim, posturas como apregoaria de Judith Butler (1996), ao desmistificar pressupostos relativos a esta ou àquela categoria de gênero.
Referências
COELHO, M. A. Entre a Pedra e o Vento: uma análise dos contos de Aníbal Machado. 2009. 238f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.
FLAX, Jane. “Pós-modernismo e relações de gêneros na teoria feminista.” In: HOLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências Humanas. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1987.
____________. A Microfísica Do Poder. http://www.nodo50.org/insurgentes/biblioteca/A_Microfisica_do_Poder_-_Michel_Foulcault.pdf
MACHADO, A. “O Iniciado do Vento”. In: A Morte da Porta Estandarte e Outras Histórias. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2002.
WISNIK, José Miguel. “O Famigerado”. Scripta 10. Ich/ Pucminas. Vol.5. N. 10, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.