Ensaio sobre a verdade
notas para uma compreensão da manipulação dos discursos no ambiente digital
Palavras-chave:
redes digitais, análise do discurso digital, semiolinguísticaResumo
Este ensaio pretende traçar algumas balizas teóricas para uma análise da manipulação do discurso no ambiente digital/virtual. Pretende, para esse fim, discutir a noção de intencionalidade; a importância em conhecer o ambiente digital e as sociedades dele emergentes; a interpretação do arquivo; a construção de um corpus de análise. A discussão se baseia no arcabouço teórico da Análise do Discurso, mais especificamente na vertente que se convencionou chamar de Análise Semiolinguística do Discurso. As reflexões propostas apontam para a necessidade dessa vertente revisitar e ampliar o seu arcabouço para apreender as condições de produção dos discursos no ambiente digital.
Referências
BALPE, Jean-Pierre. Hyperdocuments, hypertextes, hipermédias. Paris: Eyrolles, 1990.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Editora Contexto, 2006a.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Editora Contexto, 2006b.
CHARAUDEAU, Patrick. Langage et discours: eléments de sémiolinguistique (Théorie et pratique). Paris: Hachette, 1983.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. A manipulação da verdade: do triunfo da negação às sombras da pós-verdade. São Paulo: Editora Contexto, 2022.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1998.
DI FANTI, Maria da Glória; BRANDÃO, Helena Nagamine. Discurso, atividade e produção de sentidos: perspectivas teóricas e práticas. In: DI FANTI, Maria da Glória; BRANDÃO, Helena Nagamine (Orgs.). Discurso: tessituras de linguagem e trabalho. São Paulo: Cortez, 2018, p. 7-18.
DIAS, Cristiane. A tecnologia como condição de produção do conhecimento na sociedade contemporânea: redes, memória e circulação. In: FLORES, Giovanna G. Benedetto; NECKEL, Nádia Régia Maffi; GALLO, Solange Maria Leda (Orgs.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p. 279-291.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa. Araraquara, v. 39, 1995, p. 13-21. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/107724/ISSN1981-5794-1995-39-13-21.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 18 de Junho de 2016.
GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise; ROBIN, Régine. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Trad. Carolina P. Fedatto; Paula Chiaretti. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2016.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LÉVY, Pierre. Les technologies de l'intelligence: l'avenir de la pensée à 1'ère informatique. Paris: La Découverte, 1990.
LÉVY, Pierre. L'inteligence collective: pour une anthropologie du cyberspace. Paris: La Découverte, 1994.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual?. São Paulo: Editora 34, 2011.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação com extensões do homem. Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1964.
SARGENTINI, Vanice Maria Oliveira. A descontinuidade da história: a emergência dos sujeitos no arquivo. In: SARGENTINI, V. M.; NAVARRO-BARBOSA, P. (Orgs.). Michel Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004. p. 77-96.
SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Apresentação: a modulação de opiniões e comportamentos. In: SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2021, p. 9-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.