A manipulação no discurso: o papel da midia impressa e digital na propagação de notícias falsas
Palavras-chave:
Manipulação, discurso, mídia impressa e digitalResumo
Este artigo propõe uma discussão sobre a temática da manipulação do discurso, fenômeno que se mostra de grande interesse, graças à influência crescente da internet na atualidade e que potencializa a difusão rápida de informações . Pretende-se analisar o que se convencionou denominar fake news, em diversos veículos da mídia impressa e digital. Devido à propagação rápida pelas plataformas digitais, os leitores não têm como averiguar a veracidade dos fatos e se tornam reféns de um poderoso meio de difusão de falsas informações que alimentam polêmicas e discursos de ódio tanto nas esferas políticas de ideologias de direita ou de esquerda. Dentre as questões levantadas procura-se saber se há intencionalidade ou não na manipulação, quais os procedimentos típicos de discurso manipulador e como reconhecer as fake news. O referencial teórico da teoria comunicacional de discurso – Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2004, 2008) – fundamenta a análise de um corpus de exemplos colhidos na mídia e de um tipo de anúncios publicitários, cujo contrato prevê um ritual de consenso e aceitação. Um dos objetivos deste artigo é verificar causas do fenômeno das fake news, descrever suas características e propor formas de se prevenir contra elas.
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2017.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I.L & MELLO, R. Gêneros, reflexões e Análise do discurso. Fale/NAD, UFMG. Belo Horizonte, 2004, p. 13-42.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
______. O discurso propagandista: uma tipologia. In: Machado, Ida Lucia & Mello, Renato, Análises do Discurso Hoje, v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2010, p. 57-78.
______. A manipulação da verdade: do triunfo da negação às sombras da pós-verdade. Tradução de Dóris de Arruda C. da Cunha e André de Araújo. São Paulo: Contexto, 2022.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Pensamento - Cultrix, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.