Literatura surda para crianças

em busca da humanização em sentido profundo

Autores

  • Josiane Santiago de Lima Pereira UNEMAT
  • Aroldo José Abreu Pinto UNEMAT

Palavras-chave:

Literatura surda, Literatura infanto-juvenil, Utilitarismo literário

Resumo

A literatura é uma das formas mais ricas de expressão humana e constitui um direito universal de cada povo, incluindo o povo surdo. Nessa perspectiva, adotada a partir das contribuições de Antonio Candido, nos propomos a discutir a literatura surda voltada às crianças, observando seus aspectos históricos e estéticos. Partindo dos pressupostos que a literatura participa da formação do sujeito, promovendo a humanização por meio da palavra ou sinal esteticamente organizados, consideramos que a criança surda tem seu direito à fabulação assegurado ao ler obras que contemplem sua língua, identidade e cultura. Nesse sentido, analisamos algumas características estéticas e utilitárias em algumas obras da literatura surda voltada às crianças e publicadas em livro impresso. Percebemos nessas produções um forte compromisso com a formação pedagógica dos leitores, mas, paulatinamente, vem ampliando suas possibilidades estéticas, afastando-se das práticas utilitárias e firmando também seu compromisso não apenas com a formação identitária do sujeito surdo, mas com sua fruição artística.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Santiago de Lima Pereira, J., & José Abreu Pinto, A. (2023). Literatura surda para crianças: em busca da humanização em sentido profundo. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(2), 63–83. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/394