Literatura surda para crianças
em busca da humanização em sentido profundo
Palavras-chave:
Literatura surda, Literatura infanto-juvenil, Utilitarismo literárioResumo
A literatura é uma das formas mais ricas de expressão humana e constitui um direito universal de cada povo, incluindo o povo surdo. Nessa perspectiva, adotada a partir das contribuições de Antonio Candido, nos propomos a discutir a literatura surda voltada às crianças, observando seus aspectos históricos e estéticos. Partindo dos pressupostos que a literatura participa da formação do sujeito, promovendo a humanização por meio da palavra ou sinal esteticamente organizados, consideramos que a criança surda tem seu direito à fabulação assegurado ao ler obras que contemplem sua língua, identidade e cultura. Nesse sentido, analisamos algumas características estéticas e utilitárias em algumas obras da literatura surda voltada às crianças e publicadas em livro impresso. Percebemos nessas produções um forte compromisso com a formação pedagógica dos leitores, mas, paulatinamente, vem ampliando suas possibilidades estéticas, afastando-se das práticas utilitárias e firmando também seu compromisso não apenas com a formação identitária do sujeito surdo, mas com sua fruição artística.
Referências
BRASIL. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 10 maio 2023.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, SP, dez. 2012. ISSN 2316-5758. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701>. Acesso em: 11 jul. 2019. doi:https://doi.org/10.20396/remate.v0i0.8635992.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004, p. 169-191.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia Limitada, 1993.
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Adaptação de Monteiro Lobato. São Paulo: Abril, 1972.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Valisé de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 147-163.
HESSEL, Carolina; ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Cinderela Surda. 2. Ed. Canoas: Editora Ulbra, 2007.
HESSEL, Carolina; ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Rapunzel Surda. 2. Ed. Canoas: Editora Ulbra, 2005.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. In: Literatura, Letramento e Práticas Educacionais – Grupo de Estudos Surdos e Educação. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 7, n. 2, p. 98 – 109, jun. 2006. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/795>. Acesso em: 11 out. 2017
KUCHENBECKER, Liège Gemelli. O feijãozinho surdo. Canoas: ULBRA, 2009.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Um Brasil para crianças: Para conhecer a literatura infantil: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura Surda: produções culturais dos surdos em Língua de Sinais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/32311>. Acesso em: 24 jan. 2015.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. A fábula da Arca de Noé. Porto Alegre: Girassol, 2014.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. (2016). Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/151708/001012805.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 maio 2018.
MÜLLER, Janete Inês; KARNOPP, Lodenir Becker. Literatura surda: representações em produções editoriais. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 121-143, abr./jun. 2017.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
PINTO, Aroldo José Abreu. O conto para jovens de Ricardo Ramos: uma opção estética. Via Atlântica, São Paulo, n. 26, p. 245-255, nov. 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/82447/105441>. Acesso em: 11 oct. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i26.82447.
PISSINATTI, Larissa; RIBEIRO, Nerli. O golfinho surdo. Maringá: Massoni, 2019.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Patinho Surdo. 2.ed. Canoas: Editora Ulbra, 2011.
SUTTON-SPENCE, Rachel. Imagens da Identidade e Cultura Surdas na Poesia em Línguas de Sinais. In: QUADROS, Ronice; VASCONCELLOS, Maria Lucia (Orgs.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Florianópolis: Arara Azul, 2006.
SUTTON-SPENCE, Rachel. Literatura em Libras. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2021.
SUTTON-SPENCE, Rachel. et al. Os Craques da Libras: a importância de um festival de folclore sinalizado. Revista Sinalizar, v.1, n.1, p. 78-92, jan./jun 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/35847>. Acesso em: 25 fev. 2020.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na Escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.