As disciplinas de estágio supervisionado de língua francesa como espaços de construção de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.449Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de francês, Formação de professores, Disciplina de Estágio SupervisionadoResumo
Com o cenário escolar brasileiro de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais restrito, línguas como o francês apresentam dificuldades na busca por espaços de acolhimento de suas práticas didático-pedagógicas. Assim, as disciplinas de estágio supervisionado têm como principal desafio oferecer aos seus alunos, futuros professores, caminhos que possam ampliar suas oportunidades de atuação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de criação de ateliês de língua francesa pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado II de Língua Francesa e demonstrar a importância dessa iniciativa para que esses futuros professores possam se tornar mais autônomos e conhecedores das novas oportunidades e necessidades atrelados ao ensino de língua francesa. Essa proposta baseou-se na percepção de mudança de perfil, tanto de professores quanto de alunos, observada por Defays (2015), assim como nos pressupostos de Mangiante e Parpette (2004) relacionados à oferta de cursos de línguas que atendam a demandas de públicos específicos. Os resultados obtidos indicam benefícios na formação desses futuros professores que puderam desempenhar seu papel de professor-autor (Orefice Júnior, 2022). Além disso, os participantes-aprendizes da comunidade interna e externa à universidade tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos em língua francesa, atendendo suas necessidades e objetivos.
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