As disciplinas de estágio supervisionado de língua francesa como espaços de construção de futuros professores

Autores

  • Cíntia Voos Kaspary Universidade Federal da Bahia
  • Mayara Bonfim Gómez Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
  • Pamela Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Ismael Gomes Mariano Neto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.449

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de francês, Formação de professores, Disciplina de Estágio Supervisionado

Resumo

Com o cenário escolar brasileiro de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras cada vez mais restrito, línguas como o francês apresentam dificuldades na busca por espaços de acolhimento de suas práticas didático-pedagógicas. Assim, as disciplinas de estágio supervisionado têm como principal desafio oferecer aos seus alunos, futuros professores, caminhos que possam ampliar suas oportunidades de atuação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de criação de ateliês de língua francesa pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado II de Língua Francesa e demonstrar a importância dessa iniciativa para que esses futuros professores possam se tornar mais autônomos e conhecedores das novas oportunidades e necessidades atrelados ao ensino de língua francesa. Essa proposta baseou-se na percepção de mudança de perfil, tanto de professores quanto de alunos, observada por Defays (2015), assim como nos pressupostos de Mangiante e Parpette (2004) relacionados à oferta de cursos de línguas que atendam a demandas de públicos específicos. Os resultados obtidos indicam benefícios na formação desses futuros professores que puderam desempenhar seu papel de professor-autor (Orefice Júnior, 2022). Além disso, os participantes-aprendizes da comunidade interna e externa à universidade tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos em língua francesa, atendendo suas necessidades e objetivos.

Biografia do Autor

Cíntia Voos Kaspary, Universidade Federal da Bahia

Obtenção do título de Doutora em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2021. Atualmente, Professora Adjunta de Língua e Ensino de Língua Francesa na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Líder do Grupo de pesquisa: Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-DGP/CNPQ).

Mayara Bonfim Gómez, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Graduada em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Francês) pela Universidade Federal da Bahia (2018-2023, UFBA). Atualmente é mestranda em Didactique du Français Langue Étrangère (FLE) et du Français Langue Seconde (FLS) com a bolsa Eiffel de Excelência do governo francês e participa do grupo de pesquisa Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade (GPELE-DGP/CNPQ).

Pamela Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Letras - vernáculas com francês em 2023 pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, professora particular de língua francesa.

Ismael Gomes Mariano Neto, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Licenciando em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira (Francês) também pela UFBA.

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Voos Kaspary, C., Bonfim Gómez, M., Pereira de Oliveira, P., & Gomes Mariano Neto, I. (2024). As disciplinas de estágio supervisionado de língua francesa como espaços de construção de futuros professores. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 24(2), 45–69. https://doi.org/10.47677/gluks.v24i2.449