Tom Sawyer e a subversão dos valores na literatura infantil oitocentista
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v24i3.493Palavras-chave:
Modelo infantil, Subversão, Tom Sawyer, Literatura infanto juvenilResumo
O presente trabalho propõe uma leitura da obra As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. A investigação se debruça sobre a análise do modelo infantil formulado através da construção de Tom Sawyer, atentando para sua característica expansiva e travessa, bem como pelo foco no aspecto subversivo da personalidade da criança, sendo esse relevante tanto para sua composição quanto para a orientação de suas ações.
Referências
BARRANTES, A. Mark Twain: la vida que imaginó Tom Sawyer. El Ciervo, N°720 (Mar./ 2011), p. 34-35.
CECIL, L. M. Tom Sawyer: Missouri Robin Hood. Western American Literature, V.4, N°2 (Summer/ 1969), p. 125-131.
FEENEY, J. J. Darkness at Morning: the Bitterness in Mark Twain's Early Novel "Tom Sawyer". Mark Twain Journal, Vol. 19, No. 3 (Winter, 1978-1979), p. 4-5.
MESSENT, P. Discipline and Punishment in "The Adventures of Tom Sawyer". Journal of American Studies, Vol. 32, No. 2 (Aug., 1998), p. 219- 235.
MONTGOMERY, L. M. O caminho alpino: a história da minha carreira. Jandira, SP: Principis. 2020.
QUIRK, T. V. Mark Twain: American writer. Britannica. Disponível em <https://www.britannica.com/biography/Mark-Twain>.
SANTAYANA, G. Tom Sawyer and Don Quixote. Mark Twain Quarterly, V. 9, N°2 (Winter/ 1952), p.1-3.
SCHARNHORST, G (ed.). Mark Twain: the complete interviews. Tuscaloosa: The University of Alabama Press, 2006.
TWAIN, M. As aventuras de Tom Sawyer. São Paulo: Editora Ática, 2016, 7°ed.
TWAIN, M. The adventures of Tom Sawyer. 135th Anniversary Edition. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 2010.
WELLAND, D. A note on some early reviews of Tom Sawyer. Journal of American Studies, V.1, N°1 (Apr./ 1967), p. 99-103.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.