Linguagem e construção de identidades:

o caso da Língua Portuguesa em Timor Leste

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Hankuk University of Foreign Studies

Palavras-chave:

Timor-Leste, Língua Portuguesa, Identidade, Esfera Educativa

Resumo

Neste trabalho apresento uma discussão acerca do processo de construção de uma identidade linguística-cultural vinculada à Língua Portuguesa em Timor Leste. Defendo que tal processo é relacionado ao conceito de Estado-nação e disseminado por meio de enunciados provenientes de vozes da sociedade timorense que são reconhecidas e legitimadas como representantes da palavra de autoridade neste contexto. Para tanto, apresento brevemente a trajetória da Língua Portuguesa em Timor, destacando, nesse percurso, enunciados basilares da história dessa língua no país e relacionando-os ao contexto extraverbal de sua produção (situação social – qualquer uma que organize um enunciado e auditório – presença dos participantes). Na atualidade, recorro a enunciados presentes em documentos voltados à esfera educativa – os currículos produzidos após a escolha do português como língua oficial e de instrução (em 2002), ao lado da língua tétum – especificadamente aqueles orientadores das ações didáticas na área de desenvolvimento linguístico. A partir dessa discussão, proponho uma reflexão acerca de como os sujeitos envolvidos na efetivação dessas orientações, os docentes timorenses, com base em sua formação cultural, reconstroem suas identidades com a Língua Portuguesa nas diferentes posições que assumem em suas práticas discursivas.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Guimarães, J. E. (2020). Linguagem e construção de identidades:: o caso da Língua Portuguesa em Timor Leste. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 260–277. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/70