O (des)encontro com a experiência docente no projeto ELITI (ensino de língua inglesa para terceira idade:

EFEITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autores

  • Carla Nunes Vieira Tavares Universidade Federal de Uberlândia
  • Bruno Drighetti Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas, terceira idade, constituição identitária, formação de professores

Resumo

Encarando a formação como experiência complexa e multifacetada e a relação teoria-prática como da ordem de um movimento de revezamento, este artigo objetiva discutir em que medida o embate constitutivo na relação teoria-prática afeta a formação pré-serviço de professores de inglês, de modo a alterar sua constituição identitária. Com base na perspectiva discursiva e em algumas noções da psicanálise, foram analisadas entrevistas com professores voluntários e bolsistas no ELITI, a fim de discutir os efeitos da experiência formativa na constituição identitária dos professores em formação. Os gestos de análise sobre os dizeres dos professores em formação estagiários no ELITI indiciaram rastros da experiência com o idoso, com o ensino-aprendizagem de inglês dos participantes, além de pontos da formação e do discurso da teoria que se imbricam na práxis do professor por meio do caráter contingencial do fazer docente.

Biografia do Autor

Bruno Drighetti, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Tavares, C. N. V., & Drighetti, B. (2020). O (des)encontro com a experiência docente no projeto ELITI (ensino de língua inglesa para terceira idade:: EFEITOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 176–198. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/76