O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas:

um estudo sobre identidades docentes

Autores

  • VANDERLICE DOS SANTOS ANDRADE SÓL Universidade Federal de Ouro Preto
  • Lara Kelly Anjos e Dores Couto Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Representações, Identidades, Formação de professores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as representações dos professores de língua inglesa da rede pública de duas cidades da Região dos Inconfidentes no que tange à aprendizagem dessa disciplina em escolas públicas. Torna-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades subjetivas e sobre pontos de singularidade na formação desses professores, bem como os desdobramentos disso para os contextos de formação docente. A trajetória teórico-metodológica ancora-se no atravessamento das perspectivas dos estudos sobre motivação (MASTRELLA e NORTON, 2011) e das representações sobre ensino e a aprendizagem de língua estrangeira -LE (SÓL e NEVES, 2012). Vinte e nove professores participaram do estudo; para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados mostraram que, nos discursos dos professores, ecoam representações dos alunos como desmotivados, seja pela falta de referencial em casa ou por questões externas ao ensino da LE como um todo. Além disso, muitos dos professores se mostraram desamparados pelos setores públicos de educação, alegando que não suprem suas expectativas e/ou necessidades. Concluindo, o presente estudo subsidia reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês, ao investir na escuta dos professores, levantando questões inquietantes sobre a (des)construção identitária dos docentes.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

SÓL, V. D. S. A., & Couto, L. K. A. e D. (2020). O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas:: um estudo sobre identidades docentes. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 18(1), 199–220. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/87